SUGESTÕES PRÉ E PÓS-TREINO

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A maior dúvida dos praticantes de atividade física são as refeições pré e pós-treino. O importante é entender que alimentar-se antes de treinar, para a maioria das pessoas, afastará a possibilidade de mal-estar, aumentará a performance durante o exercício e evitará a hipoglicemia. Já o objetivo da alimentação depois do treino é fornecer nutrientes para acelerar o processo de recuperação muscular e para restabelecer as reservas de energia.

Os alimentos mais indicados para comer antes de treinar são os ricos em carboidrato, pois são os que fornecem energia. Eles podem ser combinados com proteínas. A forma como esses alimentos serão combinados, quantidades e melhor horário para serem consumidos dependerá do objetivo de cada um. A regra básica é: investir em frutas secas, suco natural ou até pão branco com geleia de frutas podem ser opções.

O foco é recuperar a energia do músculo. Consuma carboidratos simples. Isso é importante para construir e manter a massa muscular. O ideal é combinar fontes proteicas com o carboidrato. Não existe uma regra para iniciar essa recuperação, mas recomenda-se iniciar imediatamente após, se for suplemento, ou no caso de refeições com alimentos, começar entre meia hora depois a pelo menos duas horas.

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Ligiane Loureiro

Ligiane Loureiro

Com mais de 10 anos de experiência como personal Diet fincional, é professora da UFPA e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Micronutrientes da UFRJ. Doutoranda em ciências nutricionais pela UFRJ, expert em nutrição esportiva funcional pela VP consultoria Nutricional da Universidade Cruzeiro do Sul.
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27-05-2019 |

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