Matérias e Colunas

ANSIEDADE, O MAL DO SÉCULO

interna ansiedade

O relatório global da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde, de 23 de fevereiro de 2017, apontou que no Brasil 9,3% das pessoas sofrem de ansiedade. Quase 1 entre 10 pessoas! Isso é uma epidemia! A situação pode ser mais grave porque nem todas as pessoas que sofrem desse mal procuram ou têm acesso à ajuda profissional.

AUTOMUTILAÇÃO E SUICÍDIO

Esse mesmo organismo dá conta de que 80% dos suicídios são cometidos pelos homens e somente 20% pelas mulheres. Esse retrato da realidade demonstra que as mulheres são mais sensíveis e que procuram ajuda logo que os sintomas aparecem. Suas tentativas frustradas de suicídio indicam pedidos de socorro. Já os homens, herdeiros da cultura machista do passado, que impõe uma falsa aparência de estabilidade, são mais assertivos em suas ações suicidas. Quando buscam ajuda profissional, já estão no final das suas forças e precisam ser levados a sério quando dizem que não suportam mais.

Outro quadro muito comum nos processos de ansiedade são as automutilações, principalmente entre mulheres adolescentes. Cortes ou arranhões no antebraço, coxas ou abdômen podem ser visto como um escape da dor emocional que traduz um mal-estar psíquico mal administrado. Especialistas concluem que cerca de 60% das tentativas de suicídio começam com automutilação. Os pais precisam estar atentos. Muitos desses jovens procuram sites e grupos na internet que falam sobre suicídio, alguns trazendo autoajuda e outros enaltecendo a “coragem” de um suicida.

TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADO – TAG

A medicina tradicional acredita que o transtorno da ansiedade generalizado (TAG) esteja diretamente relacionado a alguns neurotransmissores que ocorrem naturalmente em nosso cérebro, a exemplo da serotonina, dopamina e norepinefrina. Outra crença é a de que um conjunto de fatores possa estar envolvido nas razões pelas quais um indivíduo apresenta a doença, entre eles, a genética e fatores externos, como o estresse do dia a dia e a qualidade de vida da pessoa.

MAS O QUE REALMENTE É A TAG?

Trata-se de um transtorno que ocorre no inconsciente e não no cérebro, trazendo como principal sintoma a presença quase permanente de preocupação ou tensão, mesmo quando há poucos motivos ou quando não existe motivo algum para isso. Como qualquer transtorno mental, vem acompanhado de sintomas como insônia, pesadelos, cansaço ao despertar, dificuldade de concentração, irritação, pânico, falta de ar, sensação de sufocamento, taquicardia, pensamentos negativos, suicidas, entre outros.

O TRATAMENTO

A Hipnose Clínica Reconstrutiva tem se mostrado um divisor de águas no tratamento desse transtorno. Trata-se de um procedimento clínico que não trabalha com sugestão, mas com a remoção dessas energias escuras. A técnica não tem contraindicações e sem qualquer efeito colateral. O paciente participa de forma completamente consciente, sentindo a eliminação dessas energias que resultam no alívio dos sintomas. Após a eliminação dos vetores externos que causam os sintomas há a necessidade de se trabalhar a mudança de pensamento e comportamento exigido pelo inconsciente, permitindo que o indivíduo estabilize a sua estrutura psíquica e emocional.

Já nas primeiras sessões, o paciente encontra o equilíbrio das suas forças, ficando mais disposto para a mudança interior.

Fique esperto. Saúde mental é coisa séria!

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!