A TPM INTERFERE NA SUA VIDA COTIDIANA?

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É muito importante ter consciência de que a TPM (tensão pré-menstrual) é normal. Cerca de 75% das mulheres percebem mudanças em seus corpos, de uma a duas semanas antes da menstruação.

Os sintomas são variáveis. Vão desde ataque de nervos a choro fácil, passando por inchaço, cólica, dor de cabeça e irritabilidade, que são os mais comuns.

E, por que há tanta oscilação? A principal causa é o desequilíbrio hormonal. Durante a segunda metade do ciclo, a serotonina diminui e a progesterona aumenta, e é isso o que causa tanto os sintomas físicos, como o inchaço e a cólica, quanto o cansaço excessivo e a compulsão por doces.

Existem alguns fatores que intensificam a TPM, como o tabagismo, consumo de comida condimentada ou gordurosa, sal em excesso, estresse e ingestão de café e refrigerante. Mas esse é um ciclo natural do corpo feminino. Cada mulher é única, por isso, durante o ciclo, além de cuidar da alimentação, é importante aproveitar o momento para se conhecer e entender como seu corpo funciona.

Mas, é claro, existem algumas formas de aliviar os sintomas e se sentir melhor durante esse ciclo. Para isso, manter hábitos saudáveis é fundamental. Procure ter uma boa alimentação, ingerindo comidas leves e aumentando o consumo de frutas, verduras, cereais, proteínas e, claro, muita água. Chás calmantes, como camomila, também ajudam muito. Vale a pena praticar exercícios, pois estes liberam endorfina, que ajuda a ter a sensação de bem-estar, além de aliviar dores e controlar o estresse.

Em caso de cólicas ou dores excessivas, é importante procurar um/uma ginecologista, para fazer acompanhamento médico, pois existem doenças, como a endometriose, que podem intensificar essas dores.

Por fim, pra te dar mais uma forcinha, segue uma listinha com alimentos que te ajudam a aliviar os sintomas da TPM e deixar esse ciclo mais leve:

  1. Couve – Fonte de vitamina A, ajuda a regular as variações hormonais;
  2. Abacaxi – Excelente no combate à irritabilidade. Evita o inchaço, pois é rico em potássio;
  3. Aveia – Ajuda a produzir dopamina e serotonina;
  4. Chá de camomila – Tem efeito calmante. Além de aliviar o estresse, ajuda a combater as cólicas menstruais;
  5. Banana – Alivia o desconforto do inchaço;
  6. Cacau – Fonte de triptofano e magnésio, o cacau vai ajudar a combater o mau humor.

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Lohana Andrade

Lohana Andrade

Lohana Andrade, 22 anos. Carioca, amante de praia e de uma boa conversa, ingressei no curso de Jornalismo. Atualmente no 5º período, encontrei na comunicação minha verdadeira paixão. Movida pelo amor ao MMA e ao futebol, tenho o sonho de trabalhar com o Jornalismo Esportivo. Viagens, lugares e pessoas são as minhas coisas favoritas. E, claro, como uma boa taurina, tudo vem acompanhado de comida. Quero compartilhar com vocês as minhas paixões. E, quem sabe, fazer com que vocês se apaixonem também. E-mail: lohana_maia@hotmail.com
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24-04-2019 |

Um comentário em “A TPM INTERFERE NA SUA VIDA COTIDIANA?

  1. Aline 16 disse:

    Muito sucesso pra vc, que seu caminho seja muito iluminado, parabéns pelo texto 👏😘

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