Baiana arretada no Rio de Janeiro

Depressão trabalhando fora da sua área de atuação foi decisiva para mudança rumo ao Rio de Janeiro para realizar o sonho

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Foto: Divulgação.

 

Uma empreendedora que libertou-se assinando sua “carta de alforria” como funcionária para empreender no nicho de alimentação: a história da chef de gastronomia Maria Selma Mata, natural de Ipiaú, Bahia, é digna de filme. Das faxinas nas casas de famílias em São Paulo cuidando de cinco filhos até a abertura da rede Champion, passando por restaurantes pelo mundo afora, Selma encontrou no Rio de Janeiro seu porto seguro para colocar em prática seu sonho e dom de infância. Logo na cidade que passa por uma crise profunda, mas, como ela mesma diz, crise é sinal de oportunidades que geram ideias e que podem gerar negócios.

 

A gastronomia está no sangue de Maria Selma desde a infância. Fã das artes culinárias que suas avós produziam, ela empreendeu pela primeira vez na garagem de um vizinho ainda na sua cidade natal. Vendeu quentinhas batendo nas portas dos moradores em Salvador, e, desde 2016, está dando sabores e asas à rede de restaurantes Champion Fried Chicken no Rio de Janeiro.

 

Investir no seu sonho continua sendo a tônica de Maria Selma. Atualmente, ela possui 11 cafeterias, três restaurantes, quatro food trucks e uma fábrica de produção. Em novembro de 2017, Selma expandiu internacionalmente para o Paraguai com um restaurante e uma cafeteria. Chegando ao Rio de Janeiro enquanto o estado passa pela pior crise da sua história, a chef de gastronomia fez daqui seu ponto de partida. Depois de vender sanduíches na praia sob o sol escaldante, abriu seu negócio sem o suporte do esposo com quem casou no Rio de Janeiro. Além da dificuldade de empreender, Selma não podia contar com o aporte financeiro do esposo, e muito menos o apoio moral. Mesmo assim, seguiu adiante.

 

Para abrir as marcas do grupo Mata Novais, Selma trouxe do exterior sua experiência profissional quando trabalhou em restaurantes da América Central, México, Estados Unidos e China. As marcas Champion possuem em suas composições especiarias vindas de quatro continentes. Selma ainda desenvolveu uma técnica exclusiva de temperar o frango sem o uso do óleo, incrementando cerca de 21 especiárias das mais diversas partes do mundo. Atualmente, a rede Champion possui unidades nos shoppings Barra Shopping, Center Shopping, Shopping Metropolitano, em Madureira, no Shopping Madureira, e em Campo Grande, no West Shopping.

 

O passo inicial é sempre o mais difícil, e com Maria Selma não foi diferente. Abriu mão de alguns bens para investir em cursos de capacitação e qualificação e projetar sua fábrica. Deu certo. E Selma costuma brincar que, se dependesse da “força” do esposo, que à época não tinha um capital para investimentos, ela estaria literalmente frita. Mas foi com uma fritura diferenciada, agregando valores, como os condimentos estrangeiros, que Selma deu o pulo do gato.

 

Para 2019, Selma está otimista com a possibilidade de crescimento, não somente do nicho de alimentação. Esse mês, a rede Champion inaugura mais duas franquias (uma loja Fried Chicken Express e um quiosque Café & Empada) na Central do Brasil, um dos ramais mais importantes de trens do Brasil com tráfego de usuário em torno de 650 mil pessoas por dia. A expectativa é inaugurar e assinar contratos, totalizando dez a 12 novas franquias.

 

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Larissa Corrêa

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Apaixonada por comunicação logo estudante de jornalismo ou estudante de jornalismo logo apaixonada por comunicação? Repórter na Utilità, geminiana, louca por bichinhos, séries e livros. Fala pelos cotovelos, quase sempre coisas que importam.
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07-03-2019 |

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