Matérias e Colunas

Categoria:

Alexandre Britto cria técnica inovadora de atuação e colhe frutos com seu LAB, na Barra da Tijuca

Alexandre Britto possui uma longa trajetória como ator. E foram os mais de 20 anos nos palcos e estúdios pelos quais passou que fizeram com que o carioca, de 38 anos de idade, desenvolvesse uma técnica capaz de transformar a atuação numa experiência única. O resultado de todo este trabalho tem se consolidado através do LAB – Laboratório Alexandre Britto, onde vem desenvolvendo preparação de atores para cinema. O espaço, que há seis anos ocupa uma charmosa casa na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, já potencializou nomes como Juliana Boller, Anderson Tomazini, Cristiano Garcia, Talita Younam, Camila Rodrigues, Rafael Sardão, Rafael Zulu, Juan Alba, entre outros. No cinema, ele preparou nomes como Marcos Pasquim, Roberta Almeida e Cristiano Garcia, que foram indicados na categoria de melhor atuação no 45 Festival de Cinema de Gramado. Já Renato Góes e Paula Burlamaqui ganharam prêmios de melhor ator e atriz coadjuvante, respectivamente, no CINE-PE.

A técnica criada por Britto é um processo de preparação que foi desenvolvido ao longo de sua carreira, que utiliza de experiências sensoriais únicas no campo da sensibilização do ator, quebrando o aspecto racional durante a manifestação da criatividade. “Isso tudo aconteceu desde que me entendo por um agente transformador da arte, seja dando aulas, preparando atores ou me lapidando como ator e diretor. Tudo isso coincidiu com a chegada da meditação na minha vida, o contato com a filosofia e uma reforma íntima em busca de evolução”, conta Alexandre, que começou o processo fazendo anotações e iniciando o livro do LAB. “Através do feedback dos atores, percebi que havia algo de diferente na forma que os preparava. Então enveredei por essa pesquisa, elaborando cinco LAB-Worshops com aspectos fundamentais da técnica divididos em: Sensibilização do Olhar, Composição, Visceralidade, Fluxo e Investigação”, completa o preparador, que oferece os workshops de Sensibilização e Investigação, além de lançar em 2019 o de Composição. Já os Labs são grupos de aprofundamento na técnica que acontecem semanalmente em grupos de 10 atores, às terças e sextas. Alexandre oferece ainda os workshops mensais, em imersões de três dias, além de coachs individuais de três horas de preparação. O LAB conta ainda com o coach Marco Fernandes, que oferece aos alunos técnicas de neurolinguística. Há também o suporte de Felipe Coelho, responsável pela área de filosofia.

Além do LAB, Alexandre dirigiu o longa “No Silêncio”, que tem no elenco nomes como Clarice Alves, Raymundo Souza e Anderson Tomazini e está em fase de finalização.

Sobre Alexandre Britto

Formado pela tradicional Escola de Teatro Martins Pena, Alexandre passou pela Oficina de Atores da Globo, pelo curso de Teatro ReiAtor, cursou Direção Teatral na UFRJ e pela conhecida Master Class – Oficina de Roteiros de Aguinaldo Silva.

Como ator participou do “Tecendo o saber”, do canal Futura, da novela “Sabor da paixão”, da Rede Globo, dos filmes “O Calvário”, de Márcio DaRocha e “Todo Amor”, de Marcos Bergstein. Como diretor e autor, assinou as peças “A mente de Asdrúbal” e “É Tudo Gozação”.

Como professor, iniciou dando aulas para crianças e adolescentes em cursos como ReiAtor de Hélvio Garcez, Casa de Cultura da Estácio na Companhia Neide Lira e na Cia. Arte Grimberg, da diretora Nathália Grimberg. Deu aulas de teatro no projeto social do Instituto Superarte e fundou a Cia. O Nobres Ridículos.

SERVIÇO:

Site: https://www.labalexandrebritto.com

Instagram: @labalexandrebritto

Facebook: @labalexandrebritto

Telefones para contato: contato.l4b@gmail.com | (21) 99927-9070

WhatsApp Image 2019 01 20 at 17.28.46

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!