Matérias e Colunas

Miopia infantil X aparelhos eletrônicos

saudedezembro interna

 

É muito comum vermos crianças em frente aos computadores ou segurando em suas pequenas mãos smartphones ou tablets. Este hábito, porém, está causando um problema bastante conhecido em cerca de 20% das crianças em idade escolar: a miopia infantil.
Ela ocorre quando o globo ocular cresce demais e fica maior do que o normal. Essa condição visual costuma se manifestar quando as crianças estão em idade escolar e piora gradualmente até que o globo ocular complete seu crescimento. Segundo a Dra. Diana Danda, oftalmologista pediátrica da Lúmmen Oftalmologia, a Organização Mundial de Saúde já considera a miopia a epidemia do século e está entre as três primeiras causas de cegueira permanente no mundo.
Para a doutora, os sinais devem ser observados pelos pais, já que as crianças não têm maturidade suficiente para identificar a dificuldade: “É preciso observar sinais como: dores de cabeça, desinteresse pelos estudos e necessidade de ficar perto da televisão ou em pé, perto do quadro, para anotar o que a professora escreve em sala de aula”, indica Diana.
Uma boa dica é começar o ano letivo com uma análise no oftalmologista. Para a prevenção, a especialista aconselha fazer intervalos de 10 minutos a cada hora na frente das telas e adequar o brilho dos aparelhos. Ações preventivas podem salvar a visão do seu filho.
A Lúmmen Oftalmologia está localizada na Av. Armando Lombardi, 155 – Barra da Tijuca. Para marcar uma consulta, entre em contato pelo número: (21) 3570-9900. Ainda há unidades no Leblon e no Méier!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!