Matérias e Colunas

Objetivos e metas

interna objetivos

 

Vamos esclarecer a diferença entre objetivo e meta? Objetivo é o propósito de realizar algo, é onde queremos chegar. O objetivo é estratégico e abrangente e é o que nos move e nos motiva.
No que se refere à vida pessoal, pode significar cursar uma nova faculdade, passar em um concurso, emagrecer, dar um upgrade na vida financeira, casar, começar uma atividade física, etc.

Já as metas são tarefas específicas para alcançar os objetivos. Por exemplo, se o seu objetivo é emagrecer, sua meta será traçar caminhos que te levarão ao emagrecimento, como ir ao nutricionista, comer de forma saudável, fazer atividade física, entre outros. As metas estipulam os passos para se chegar ao objetivo. Porém, cada meta precisa ter um prazo a ser cumprida.

Todos nós precisamos estabelecer objetivos e metas, seja na vida pessoal ou na vida profissional, para que tenhamos motivação diária para acordar e realizar o que for necessário para vê-los concretizados.

As metas e objetivos nos fazem capazes de nos tornarmos seres realizados em nossa trajetória pela vida com a sensação de felicidade em nossa jornada.

Um fator muito importante é a clareza quanto ao que queremos alcançar e a como fazer para atingir os objetivos que traçamos, e essa missão é intransferível.

Toda meta precisa ser mensurável, para definir se ela realmente foi alcançada. Se a meta não pode ser medida, fica tudo subjetivo. Ter uma meta difícil ou fácil demais pode ser desmotivador e se tornar uma armadilha, um passo para a procrastinação.

Agora, vou te dar algumas dicas para que você possa concluir suas metas de uma forma mais eficaz:

  • Coloque lembretes sobre o que deve ser feito no dia em lugares visíveis.
  • Defina períodos para reavaliação, para entender se está no caminho que deveria. Se estiver parado ou regredindo, ajuste e recomece.
  • Comece a planejar com uma meta pequena, mais fácil de realizar. Conforme for concluindo pequenas metas, você vai adquirindo maior confiança para estabelecer uma meta maior e mais trabalhosa.
  • Foque com comprometimento, eliminando distrações que atrasem seu percurso. Diga vários “nãos”, se for preciso.
  • Dê o seu melhor.

E, por fim, caminhe com a certeza de que você é o único responsável pela sua conquista.

 

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!