Matérias e Colunas

Categoria:

Checklist: documentos para viajar

interna docs
Foto: Um Viajante.

 

Viajar para o exterior é, muitas vezes, a realização de um sonho. Porém, a viagem pode se tornar um pesadelo se não forem tomadas medidas simples, como a verificação dos documentos necessários para o embarque e controle de imigração do destino. Esses são os documentos que todo viajante precisa para viajar em paz (eu sempre tenho uma cópia de cada e levo tudo numa pastinha):

 

  • Passaporte VÁLIDO: Confira a data de expiração do seu passaporte. Pode parecer besteira, mas muita gente já deixou de viajar por não verificar a sua validade. Imagina chegar toda feliz para embarcar e saber que seu passaporte já está expirado? Acontece, e com frequência. Para alguns países, como do Espaço Schengen (Bélgica, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Grécia, Espanha, França, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Malta, Países Baixos, Áustria, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Finlândia e Suécia, assim como a Islândia, o Lichtenstein, a Noruega e a Suíça), é necessário que o passaporte tenha validade de 3 meses após a data do término declarado da viagem.

 

  • Passagem de volta ao Brasil e/ou a de saída daquele país. Exemplo: se você vai de Londres para Portugal, tenha a passagem de saída de Londres/Portugal. A Imigração quer checar quanto tempo você vai permanecer no país deles, ou seja, comprove que você está entrando e também que vai sair do local da visita.

 

  • Reservas dos hotéis / Carta convite: este serve no caso de você ficar hospedado na casa de um parente ou amigo. Tenha o telefone e o endereço dessa pessoa, no caso de ser necessário um contato.

 

  • Seguro-viagem: Nunca se sabe quando vamos precisar, pode ser que nem tudo saia como o planejado. Por isso, ele garante assistência médica, além de outros serviços adicionais, como suporte jurídico, indenização por extravio da bagagem, auxílio em caso de perda de documentos, reembolso por atrasos ou cancelamentos de voos.

 

  • Visto: É exigido por alguns países, como EUA e Austrália. Na Europa, não é necessário se o período da viagem for inferior a 90 dias. No Marrocos, por exemplo, o visto é dado ao chegar no aeroporto após o preenchimento de uma ficha fornecida pela companhia aérea, com informações do viajante. Procure se informar se o seu destino exige visto de entrada.

 

  • Certificado Internacional da Vacinação contra a Febre Amarela: Alguns países exigem a vacina contra a febre amarela de todas as pessoas provenientes do território brasileiro. Vá a um posto de saúde, vacine-se e obtenha um certificado do próprio posto. Posteriormente, solicite o Certificado Internacional (é este que vale) junto à Anvisa, é gratuito. É possível que a própria companhia aérea o exija na realização do check-in. A vacina precisa ser tomada até 10 dias antes de embarcar, portanto, fique atento a este prazo e não deixe para a última hora. Caso não possa tomar a vacina por questões de saúde, providencie o Certificado Internacional de Isenção, que pode ser baixado na página da Anvisa e deve ser preenchido pelo seu médico.

 

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!