Dentes brancos: um sonho de consumo

0

 

Requisito para a beleza facial, exigência na odontologia estética e uma das maiores procuras no consultório odontológico é um sorriso perfeito e saudável. Para chegar aos tão sonhados dentes brancos e brilhantes, existem métodos e tratamentos, como, por exemplo, clareamento dental, restaurações, facetas e lentes de contato.

Mas não é uma tarefa tão simples por serem necessários alguns cuidados, começando pela ingestão correta de alimentos, assim como a sua frequência, seguido por uma adequada higiene bucal. Então, você sabe quais são os alimentos que mancham os dentes e prejudicam quem usa lentes de contato?

Para explicar melhor, primeiro preciso falar do esmalte dentário, que é o tecido mais mineralizado e resistente do corpo humano, e é translúcido (transparente), além de proteger a dentina, que é a camada interna que dá a coloração ao dente. Alguns alimentos desgastam (desmineralizam) o esmalte, por ele ser mais permeável, e afetam a dentina ao ponto de alterar sua cor radicalmente. Quando consumimos alimentos com muito corante ou ácidos e não temos uma boa higiene bucal, a dentina absorve a pigmentação, fazendo com que o dente escureça.

Já observou seus dentes arroxeados após uma taça de vinho? Então, essa coloração temporária é normal, porém pode permanecer caso seja com frequência e não seja realizada uma boa higienização. Por essa razão, durante o tratamento com clareadores, são proibidos esses alimentos, pois o peróxido de hidrogênio que é utilizado expõe ainda mais a dentina, por deixar o esmalte com seus túbulos mais abertos para a absorção do produto e eliminação dos agentes pigmentadores.

Mas os fatores de pigmentação dos dentes são diversos, existem os fatores extrínsecos (externos) como fumo, consumo de bebidas e alimentos, e os fatores intrínsecos (internos) como a fluorose dental (ingestão de flúor na infância), uso de medicações, restaurações de amálgama e necrose pulpar. O “alcatrão” presente no tabaco, por exemplo, é um agente que causa o manchamento fácil do dente por ser rápido de penetrar no esmalte dentário.

Curiosidade: alimentos cítricos e ricos em açúcares causam acidez, alterando o PH bucal, fazendo com que o esmalte fique mais suscetível a cáries e manchas, pois a acidez corrói o esmalte! Sendo assim, após ingerir alimentos como limão, laranja, abacaxi, kiwi, tangerina, vitaminas efervescentes e refrigerantes, até mesmo os pigmentantes, o ideal é fazer um bochecho com água pura para diminuir a acidez e eliminar o corante. Aguardar 15 minutos, para a saliva reequilibrar o PH, e poder entrar com o creme dental para escovação, protegendo assim o esmalte contra uma erosão química (desgaste excessivo por associação de agentes externos).

A seguir, deixarei uma relação de alimentos, bebidas, substâncias e hábitos que levam ao escurecimento dos dentes. Alimentos com excesso de pigmentação: café, chá, beterraba, vinho tinto, molho shoyu, ketchup, mostarda, barbecue, açaí, suco de uva, refrigerantes e chocolates. Alimentos ácidos: limão, laranja, abacaxi, tangerina, cajá, kiwi e vitaminas efervescentes.

Vale ressaltar que uma higienização adequada envolve o uso de fio dental, enxaguante bucal e o limpador de língua que é vendido nas farmácias, pois a língua pigmentada também atinge os dentes. Além de causar mau hálito, a língua suja forma a saburra que a deixa com aspecto e odor desagradável.

A visita ao dentista também é de extrema importância para a prevenção, pois a limpeza com ultrassom feita no consultório, de 3 em 3 meses, evita a pigmentação e formação de cáries por ser aplicado flúor para fortalecimento do esmalte dentário.

Conquistar um sorriso perfeito não é impossível, mantê-lo é um desafio e tê-lo é uma dádiva.

 

75,105 total views, 2 views today

(Visitado23 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Amanda Fulgêncio

Amanda Fulgêncio

Amanda Fulgêncio é Dentista Cirurgiã, especializada em Harmonização Orofacial e queridinha dos artistas cariocas. Atende em dois consultórios próprios: Sorriso Cidadão, onde o atendimento é visando ação beneficente, na comunidade Cidade de Deus e o Consultório Odontológico Amanda Fulgêncio, na Barra da Tijuca. Vestindo o verdadeiro traje de perseverança da mulher brasileira, que não abre mão dos seus sonhos, Amanda é realizada profissionalmente e segue com toda a garra e passa toda a satisfação para seus clientes.
Amanda Fulgêncio

Latest posts by Amanda Fulgêncio (see all)

23-10-2018 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.
Pular para a barra de ferramentas