Matérias e Colunas

Cuidados com as redes sociais

redes sociais interna

 

Atualmente, as redes sociais estão muito presentes na vida do brasileiro, o avanço tecnológico e o acesso à internet levam cada vez mais à inclusão nos ambientes digitais, e as redes sociais ocupam uma posição de destaque. As redes sociais são meios de comunicação que interligam pessoas com rapidez de divulgação independente da distância. Diante de tanta facilidade e amplitude, é certo que surgem pontos negativos que precisam ser tratados com muito cuidado.

Sendo assim, devemos orientar aos usuários que, se mal administradas, elas podem prejudicar a sua imagem, a do seu negócio e ainda responder criminalmente pelas informações divulgadas ou compartilhadas.

Ocorre que nem todas as informações que são compartilhadas podem servir a seu favor, e em determinadas situações podem até mesmo causar constrangimentos geradores de indenizações.

Assim, os usuários que estão presentes nas redes sociais devem ter responsabilidade nas suas postagens, comentários e compartilhamento. Como exemplo, podemos citar:

a) Postar conteúdo pessoal é uma prática comum, mas essa exposição poderá trazer alguns transtornos como ameaçar a preservação da sua intimidade, colocando em risco até a segurança de seus familiares. Lembrando o alcance das redes sociais, onde não há filtro quanto à boa intenção da outra parte que está recebendo gratuitamente e com facilidade as informações. Não exponha detalhes de sua vida. Sua intimidade é preciosa e não deve ser aberta para qualquer um;

b) Falar de religião, política e esporte é muito polêmico e, se você é do tipo que não aceita as opiniões alheias, não entre nesses assuntos, já que muitas vezes o término acaba em conflito, gerando declarações desnecessárias, que poderão ser objeto de demanda judicial;

c) Publicar informações de outras pessoas sem autorização pode gerar problema. É muito comum as empresas compartilharem casos de sucesso nas redes sociais, como: fotos, vídeos, cartas, etc.; acontece que, para se proteger de futuras ações judiciais, o correto é pedir autorização por escrito, tendo em vista que a pessoa envolvida pode não querer a exposição na sua rede social.

d) Expor a segurança: informações de dados bancários, cartão de créditos, localização e compras de bens não devem ser compartilhadas nas redes sociais, já que essas informações poderão facilitar a atitude de um criminoso.

e) Não compartilhe informações com conteúdo sem saber a procedência da veracidade ou conteúdos suspeitos de violarem os Direitos Humanos. Caso apareçam na sua página conteúdos criminais, denuncie em: denuncie.org.br/.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!