Cuidados com as redes sociais

0

 

Atualmente, as redes sociais estão muito presentes na vida do brasileiro, o avanço tecnológico e o acesso à internet levam cada vez mais à inclusão nos ambientes digitais, e as redes sociais ocupam uma posição de destaque. As redes sociais são meios de comunicação que interligam pessoas com rapidez de divulgação independente da distância. Diante de tanta facilidade e amplitude, é certo que surgem pontos negativos que precisam ser tratados com muito cuidado.

Sendo assim, devemos orientar aos usuários que, se mal administradas, elas podem prejudicar a sua imagem, a do seu negócio e ainda responder criminalmente pelas informações divulgadas ou compartilhadas.

Ocorre que nem todas as informações que são compartilhadas podem servir a seu favor, e em determinadas situações podem até mesmo causar constrangimentos geradores de indenizações.

Assim, os usuários que estão presentes nas redes sociais devem ter responsabilidade nas suas postagens, comentários e compartilhamento. Como exemplo, podemos citar:

a) Postar conteúdo pessoal é uma prática comum, mas essa exposição poderá trazer alguns transtornos como ameaçar a preservação da sua intimidade, colocando em risco até a segurança de seus familiares. Lembrando o alcance das redes sociais, onde não há filtro quanto à boa intenção da outra parte que está recebendo gratuitamente e com facilidade as informações. Não exponha detalhes de sua vida. Sua intimidade é preciosa e não deve ser aberta para qualquer um;

b) Falar de religião, política e esporte é muito polêmico e, se você é do tipo que não aceita as opiniões alheias, não entre nesses assuntos, já que muitas vezes o término acaba em conflito, gerando declarações desnecessárias, que poderão ser objeto de demanda judicial;

c) Publicar informações de outras pessoas sem autorização pode gerar problema. É muito comum as empresas compartilharem casos de sucesso nas redes sociais, como: fotos, vídeos, cartas, etc.; acontece que, para se proteger de futuras ações judiciais, o correto é pedir autorização por escrito, tendo em vista que a pessoa envolvida pode não querer a exposição na sua rede social.

d) Expor a segurança: informações de dados bancários, cartão de créditos, localização e compras de bens não devem ser compartilhadas nas redes sociais, já que essas informações poderão facilitar a atitude de um criminoso.

e) Não compartilhe informações com conteúdo sem saber a procedência da veracidade ou conteúdos suspeitos de violarem os Direitos Humanos. Caso apareçam na sua página conteúdos criminais, denuncie em: denuncie.org.br/.

461 total views, 2 views today

(Visitado40 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Cátia Vita

Cátia Vita

Graduada em Direito, advogada com dedicação exclusiva nas áreas: Cível, Empresarial, Família, Trabalhista e Previdenciário, desde o início de sua carreira. Além de advogada, apaixonada e incansável em sua profissão, Cátia formada também em coaching, paixão que, em conjunto com a advocacia criou um novo método de advogar. Trabalhos desenvolvidos: Responsável pela criação do CRV advogados que atuam há mais de 10 anos no mercado da advocacia. Criadora também do Projeto Social de Orientação Jurídica na AMUNICON – Cidade de Deus desde 2014.
 
Cátia Vita

Latest posts by Cátia Vita (see all)

17-10-2018 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas