Matérias e Colunas

Bem de dentro para fora

Ainda pouco conhecida, a medicina ortomolecular tem como princípio básico manter reações bioquímicas adequadas para que cada célula do organismo humano possa exercer sua função. Ela almeja tanto a cura quanto a prevenção, podendo ser uma super aliada para um bom envelhecimento.

 

drthiagosicsu
Dr. Thiago Sicsú. Foto: Divulgação.

 

O médico ortomolecular Thiago Sicsú explica que precisamos cuidar do meio ambiente molecular, ou seja, nosso organismo, para que nenhuma função seja prejudicada: “Tanto na matéria quanto na vida orgânica, a estrutura depende do terreno. Da mesma forma que a ferrugem, o vento e o sol agridem o meio ambiente, também a oxidação e o processo inflamatório agridem nosso organismo”, conta Thiago.

Muitas vezes, achamos que estamos saudáveis por não ter nenhum sintoma de aparente doença, mas é aí que mora o problema. Nosso terreno celular pode ser negativamente alterado por tipos de estresses, o oxidativo e o inflamatório.

O oxidativo consiste na presença de fatores negativos oriundos da atividade da própria célula, como o que ocorre na geração de radicais livres durante o processo de geração de energia, e o inflamatório é quando há indução de resposta inflamatória para se defender de agressões do meio externo.

Essa dupla, conhecida como “gêmeos diabólicos”, está frequentemente ligada a doenças degenerativas, cardiovasculares, neurológicas e metabólicas, além do câncer. Por isso, é tão necessário um acompanhamento ortomolecular, como explica Thiago: “Os estresses estão presentes durante toda a vida de um indivíduo, e a intensidade desse processo também determinará a velocidade e a qualidade do envelhecimento. Assim, qualquer conduta que vise cura ou prevenção tem que envolver o tratamento dos dois” conclui.

Doutor Thuago Sicsú atende na Avenida Olegário Maciel, 531 – Sala 227 – Barra da Tijuca.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!