Matérias e Colunas

Você é produtivo ou ocupado?

 

produtivo ou ocupado interna

 

Essa é uma dúvida recorrente na vida das pessoas. O fato de passar o dia inteiro ocupado não significa que está sendo produtivo, e, pior, ainda contribui para uma cultura de estresse e ansiedade.

Sua produtividade não está relacionada a quantas horas você trabalha, mas de que forma você trabalha. A neurociência vem descobrindo que, quanto mais tentamos ser multitarefa, menos produtivos somos. Vou deixar duas perguntas aqui e se você se identificar, ligue o sinal de alerta.

→ Você trabalha muito, porém no final do dia a sensação é de que não fez nada importante?

→ Fica constantemente esgotado mentalmente e a vida parece não sair do lugar?

Certamente, você faz várias coisas durante o dia e no final tem a sensação de que precisaria de muitas horas mais ou que nem viu o dia passar. Isso significa que se sente engolido pelas tarefas

Estudos indicam que horas prolongadas de trabalho resultam na redução do funcionamento cerebral, fadiga física e consequentemente perda de produtividade. As pesquisas indicam ainda que a ociosidade é tão importante para o cérebro quanto uma vitamina para o corpo. Estabelecer um intervalo estratégico entre as tarefas cria um estado psicológico que favorece a melhora no desempenho.

Existe mágica? Claro que não! Ninguém se torna 100% produtivo de uma hora para outra, porém pode ser mais fácil essa transformação a partir do momento em que se descobre as distrações. Um bom exemplo de distração são as redes sociais.

Como incentivar a produtividade:

  • Reduzir as distrações, desligando as notificações do celular durante um período do dia. Estabelecer um horário para responder chamadas e mensagens do WhatsApp.
  • Organizar as atividades em agendas digitais ou manuais.
  • Definir o que precisa ser resolvido por telefone. Um e-mail ou mensagem pode ser mais prático.
  • Saiba o momento de delegar tarefas.
  • Ter um plano para lidar com imprevistos.
  • Estabelecer pequenas metas para o dia.
  • Definir prioridades.
  • Ao começar uma nova tarefa, mergulhe nela de maneira profunda até terminar.
  • Aprenda a dizer não. Não tente abraçar o mundo.

Talvez agora você perceba que a palavra-chave de tudo é PLANEJAMENTO. Com um bom planejamento e organização, é possível ter produtividade aliada à qualidade de vida.

Quando você está produzindo está investindo seu tempo e realizando tarefas que te aproximam dos seus sonhos e objetivos. Os grandes pensadores budistas já perceberam isso há algum tempo. Tem um ditado zen que diz: “Você deveria meditar 20 minutos por dia, a menos que esteja muito ocupado. Nesse caso, deve meditar por uma hora”.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!