Você é produtivo ou ocupado?

0

 

 

Essa é uma dúvida recorrente na vida das pessoas. O fato de passar o dia inteiro ocupado não significa que está sendo produtivo, e, pior, ainda contribui para uma cultura de estresse e ansiedade.

Sua produtividade não está relacionada a quantas horas você trabalha, mas de que forma você trabalha. A neurociência vem descobrindo que, quanto mais tentamos ser multitarefa, menos produtivos somos. Vou deixar duas perguntas aqui e se você se identificar, ligue o sinal de alerta.

→ Você trabalha muito, porém no final do dia a sensação é de que não fez nada importante?

→ Fica constantemente esgotado mentalmente e a vida parece não sair do lugar?

Certamente, você faz várias coisas durante o dia e no final tem a sensação de que precisaria de muitas horas mais ou que nem viu o dia passar. Isso significa que se sente engolido pelas tarefas

Estudos indicam que horas prolongadas de trabalho resultam na redução do funcionamento cerebral, fadiga física e consequentemente perda de produtividade. As pesquisas indicam ainda que a ociosidade é tão importante para o cérebro quanto uma vitamina para o corpo. Estabelecer um intervalo estratégico entre as tarefas cria um estado psicológico que favorece a melhora no desempenho.

Existe mágica? Claro que não! Ninguém se torna 100% produtivo de uma hora para outra, porém pode ser mais fácil essa transformação a partir do momento em que se descobre as distrações. Um bom exemplo de distração são as redes sociais.

Como incentivar a produtividade:

  • Reduzir as distrações, desligando as notificações do celular durante um período do dia. Estabelecer um horário para responder chamadas e mensagens do WhatsApp.
  • Organizar as atividades em agendas digitais ou manuais.
  • Definir o que precisa ser resolvido por telefone. Um e-mail ou mensagem pode ser mais prático.
  • Saiba o momento de delegar tarefas.
  • Ter um plano para lidar com imprevistos.
  • Estabelecer pequenas metas para o dia.
  • Definir prioridades.
  • Ao começar uma nova tarefa, mergulhe nela de maneira profunda até terminar.
  • Aprenda a dizer não. Não tente abraçar o mundo.

Talvez agora você perceba que a palavra-chave de tudo é PLANEJAMENTO. Com um bom planejamento e organização, é possível ter produtividade aliada à qualidade de vida.

Quando você está produzindo está investindo seu tempo e realizando tarefas que te aproximam dos seus sonhos e objetivos. Os grandes pensadores budistas já perceberam isso há algum tempo. Tem um ditado zen que diz: “Você deveria meditar 20 minutos por dia, a menos que esteja muito ocupado. Nesse caso, deve meditar por uma hora”.

35,899 total views, 2,480 views today

(Visitado46 vezes, 15 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Milena Cristina

Milena Cristina

Milena Cristina, coach de produtividade e gestão do tempo. Ajuda mulheres, mães e empreendedoras a obterem equilíbrio vivendo em todas as funções. Ama organização, praticidade e acredita que o segredo do sucesso está no equilíbrio. Email: contato@milenacristia-po.com.br
Milena Cristina

Latest posts by Milena Cristina (see all)

09-10-2018 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.
Pular para a barra de ferramentas