Matérias e Colunas

COMO DRIBLAR A ANSIEDADE NAS RELAÇÕES SEXUAIS?

ansiedade interna

Nosso cérebro, ao se sentir em perigo, acessa uma área responsável pela nossa sobrevivência chamada cérebro reptiliano. Essa área nos mantém vivos. Ela “ordena” apenas três coisas: “congele”, “fuja” ou “ataque”. Quando ela é ativada, produzimos cortisol, que é o hormônio do estresse, cuja função é deixar nosso raciocínio mais rápido e aumentar nossa concentração, além de produzir adrenalina, que fará o sangue correr mais rapidamente em nossas veias e artérias, indo para os músculos, o que nos ajuda a ter mais força para correr ou lutar.  Isso pode acontecer tanto com homens quanto com mulheres. Esses hormônios, sendo produzidos em excesso, trarão consequências para nosso corpo, como o estresse e a ansiedade.

No caso do homem, é mais comum isso acontecer por se sentir pressionado, ou por estar enfrentando problemas no trabalho, no relacionamento, ou por ter perdido o emprego, por estar com dívidas ou por medo de falhar na hora H. As consequências são a falta ou a perda de ereção. No caso das mulheres, a ansiedade se revela pela falta de libido e até pela dor durante a relação. Isso pode ocorrer por muitas razões além das citadas, como estar decepcionada com seu parceiro, sofrendo por uma perda ou ter sido vítima de abuso sexual.

O que se pode fazer? Antes mesmo de procurar a ajuda da terapia sexual, feita por um(a) profissional habilitado(a), pode-se usar algumas técnicas.

  • Respirar lenta e profundamente. O cérebro, sendo oxigenado, estará mais apto para exercer a atividade sexual e se concentrar melhor.
  • Conte a sua parceira ou parceiro como você está se sentindo. O apoio do seu par será fundamental.
  • Tomem banho juntos. Assim, vão recuperar a intimidade e diminuir o estresse e a ansiedade.
  • Não tenha pressa. Faça sexo com todo o seu corpo e não apenas com seus órgãos sexuais. Esqueça os problemas.
  • Capriche nas preliminares. Traz um ótimo conhecimento sobre o seu próprio corpo e sobre o corpo do outro.
  • Pratique alguma atividade física. Isso é excelente para melhorar o sistema cardiorrespiratório.
  • Não se force a fazer sexo quando não estiver com vontade.
  • Esteja aberto(a) a caricias e novas experiências que podem tirar o sexo da rotina.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!