CÉREBRO E FUNCIONAMENTO EXECUTIVO

0

As funções executivas são as habilidades cognitivas necessárias para controlar nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações. Esse tema propõe entender melhor como elas desenvolvem seu papel e o impacto na vida social, afetiva e intelectual desde a infância.

As funções executivas são processos que apoiam muitas atividades diárias: o planejamento, o raciocínio, a concentração e a inibição comportamental; em parte, devido ao fato de unir os centros de controle da percepção, da emoção e o desenvolvimento motor ligados em outras partes do cérebro.

O controle executivo sugere que o desenvolvimento do funcionamento executivo está intimamente relacionado ao amadurecimento do córtex pré-frontal.

Uma implicação disso é que os desafios básicos do dia a dia serão grandes: interromper uma atividade e passar para outra, planejar com antecedência, fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo, concentrar-se por longos períodos de tempo.

O estudo das redes cerebrais e de desenvolvimento pode oferecer um caminho útil para quantificar a relação entre o desenvolvimento cerebral e o amadurecimento do funcionamento executivo.

63,266 total views, 2 views today

(Visitado16 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Regina Marques

Regina Marques

Regina Marques Gonçalves é carioca, pedagoga, orientadora educacional em instituição escolar. Trabalha na área de educação a trinta e dois anos. Neuropedagoga, pós graduada em neurociência pela ( UCAM). Conhece os mecanismos do sistema nervoso central (SNC) e suas funções e conexões cerebrais na biologia do aprendizado do aluno. Especialista em (TEA) ou seja pós graduada em Transtorno do Espectro do Autismo pela (CENSUPERG). Ministra aula sobre a disciplina: Biologia cerebral e Autismo pelo Instituto Superior Sinapses (Polo RJ) Saquarema, Del Castilho e Mesquita no curso de pós graduação em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Pesquisadora independente da pedagogia de Waldorf e Saúde Mental. Orienta o Programa Educacional Individualizado em Instituição Escolar (PEI). São objetivos sociais, acadêmicos e comportamentais que precisam ser adaptados para o aluno.
17-08-2018 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.
Pular para a barra de ferramentas