Matérias e Colunas

Categoria:

Revitalizando os espaços

patativas interna
Foto: Carolina Callegari

 

Falta de manutenção na urbanização era o principal fator que retirava da Rua Almirante Ary Rongel, na altura do número 33, o título de lugar ideal para passear. Com o objetivo em comum de alterar essa situação, há mais de um ano nasceu o grupo Patativas. O que antes eram apenas seis pessoas que gostariam de transformar a alameda e revitalizar o espaço para poder frequentá-lo, hoje, atingiu a incrível marca de 40 colaboradores.

“Pensamos em melhorar o lugar ainda mais. Além de aumentar o número de latas de lixo e placas de conscientização, estamos alimentando pássaros e plantando mudas. Vamos começar a fazer eventos como aniversário dos cachorros, cafés da manhã e lanches da tarde”, conta Isabelle de Loys, uma das idealizadoras do projeto. A arquiteta, especialista em sustentabilidade e eficiência energética, diz ainda que pensa em expandir a ideia do grupo para as margens das lagoas e canais da região: “Esses espaços deveriam ser considerados como praças. São áreas verdes que poderiam ter o seu recolhimento de lixo, poda, replantio e cuidado para os animais”, afirma.

Segundo matéria do jornal O Globo, mais de 500 quilos de lixo foram retirados em apenas três horas, em mutirão marcado durante a semana do meio ambiente. A ação foi coordenada em parceria com a Comlurb. Isabelle destaca ainda a colaboração e engajamento de todos os moradores. Segundo ela, as pessoas estão cada vez mais interessadas no cuidado com a região, com o intuito de valorizar a área.

“Nosso intuito no Patativas é trazer para perto um lugar verde, bucólico e agradável. Plantamos muitas árvores frutíferas e hoje muitos pássaros e gambás dependem desses frutos para sua sobrevivência. O bairro do Recreio dispunha, no passado, de enormes áreas verdes que, hoje, com a especulação imobiliária, vem perdendo, e quem sofre são os animais com cada vez  mais áreas restritas e poluídas pela falta de saneamento. Devemos preservar e cuidar destas áreas que têm também um papel fundamental na interferência do clima e da drenagem do nosso bairro”, comenta.

Para saber mais sobre o projeto e acompanhar suas ações, basta entrar em contato pelo telefone: (21) 98280-4277.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!