Matérias e Colunas

Categoria:

Reflexões acerca do relacionamento familiar

familia interna

 

A família é o primeiro ciclo social ao qual pertencemos. Através do convívio familiar, podem ser moldadas as habilidades sociais, como, por exemplo, a empatia, assertividade e resiliência; a partir disso, temos a construção da autoestima, autoconfiança, tolerância a frustrações, autocontrole, entre outros. É na família que desenvolvemos as estruturas psíquicas, formamos nossa identidade e amadurecemos emocionalmente.

Muitos são os benefícios de um relacionamento familiar saudável, mas essa não é uma tarefa trivial, pois a nossa formação também está relacionada aos outros grupos sociais aos quais pertencemos (escola, trabalho, cursos). Desta forma, nossa visão de mundo, nossas crenças e valores podem não ser iguais aos outros membros da nossa família, gerando, então, conflitos nas nossas relações familiares.

Os jovens tendem a ter impulsos de rebeldia quando começam a formar seus próprios valores, trazendo enfrentamento e discordância nas relações familiares, até que entendam que as diferenças existem e devem ser respeitadas.

O amor dentro das relações familiares é um elo muito importante, nestes momentos conflitantes  ele poderá ser um atenuante. Se os membros da família possuírem habilidades sociais de comunicação e assertividade, poderão levar os momentos de crise de forma saudável.

É sempre importante o respeito mútuo, reconhecendo as diferenças, momentos de reflexão sobre as questões familiares e tranquilidade para manter o equilíbrio e a harmonia.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!