Matérias e Colunas

Avental da Utilità – Receita de Risoto de Coco Verde com Frutos do Mar

aventalrisoto interna copy

 

Chegou mais uma edição do Avental, programa de culinária especial da Utilitá, e dessa vez recebemos no Wine Office um chef com tempero baiano: Charles Silva. O profissional preparou um prato exclusivo, o Risoto de Coco Verde com Frutos do Mar.

“Fiz esse prato em um festival de gastronomia em Itacaré, sul da Bahia. Dentre os elementos que me levaram a esse prato, está o coco, porque teve a influência com a vinda de Garcia D’Ávila e foi algo que me chamou muita atenção para inserir nesse preparo”, afirma Charles Silva, que possui formação em cozinha regional brasileira.

Além da equipe da Utilità, Wine Office e Grão de Mostarda, que participaram da produção, também estiveram presentes dois convidados especiais: Rogério Dardeau, advogado e autor de livros sobre vinhos, e Denise Vianna, economista.

“Participar do evento de degustação da Utilità, no Wine Office, com o chef Charles foi uma experiência muitíssimo agradável! Ambiente muito gostoso, pessoas simpáticas, um delicioso prato preparado cuidadosamente e a harmonização com um belo vinho são sempre inesquecíveis”, afirma Denise.

 

 

Ingredientes:

150g de arroz arbóreo

30g de alho

30g de alho poro

30g de pimenta doce

1 tomilho

1 folha de louro fresca

100ml de vinho branco

30g de cebola

100ml de leite de coco

150 ml de azeite de oliva

1 coco verde in natura

Frutos do mar:

100g de lagostin

150g de camarão fresco

100g de mexilhões

Caldo de legumes/azeite de ervas/finalização:

1 nabo

500g de cenoura

500g de cebola

1 tomilho

1 alecrim

500ml azeite de oliva

300g de pimenta rosa

 

Modo de preparo:

Em uma panela, aquecer o azeite e refogar o alho, o alho poró, a cebola, a pimenta doce, a pimenta dedo de moça e o tomilho. Acrescentar o arroz e deixar fritar por alguns minutos. Em seguida, acrescentar o vinho branco e deixar reduzir por 3 minutos.

Coloque o caldo de legumes e continue a mexer até atingir cremosidade.

Em paralelo, grelhar o lagostim e os mexilhões com azeite, cebola e azeite de ervas e, logo em seguida, flambar com vinho branco (reservar).

Quando atingir o ponto desejado do risoto, acrescentar os camarões devidamente temperados e, após três minutos, juntar os lagostins e mexilhões.

Monte os pratos e sirva.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!