Matérias e Colunas

Categoria:

Solta essa voz!

saudejunho interna

 

Saber falar no mundo dos negócios não é tão fácil quanto se imagina. Um tom de voz errado ou até mesmo uma frase mal expressada pode causar alguns problemas. Mas eles podem ser evitados conforme entendemos a importância da voz no mundo corporativo. Para falar sobre o assunto, conversamos com a fonoaudióloga Moema Baptista, que afirma: “A voz é a expressão da alma. É um elemento sonoro da linguagem que diz, relata e delata a personalidade humana”.
A fonoaudióloga lembra ainda que a voz é a nossa marca registrada, e por isso a importância de cuidar do aparato vocal: “Falar sobre voz é maravilhoso, mas viver a voz é muito mais. Estudar a particularidade de cada paciente, entendendo suas necessidades, não tem preço”.
Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, o profissional que entende o poder da oratória desenvolve uma competência que muitos não têm: a comunicação. “O ato de se comunicar é a forma mais assertiva de conseguir desenvolver uma interação com o outro e, com ela, exprimir o que somos, o que fazemos, o que conhecemos, o que sabemos. Expressamos de onde viemos e o lugar onde queremos chegar e, assim, nos colocamos como agentes de transformação”, explica a fonoaudióloga.
Além da importância da voz, Moema ressalta ainda os cuidados necessários com ela: “A hidratação das pregas vocais e nossa alimentação são fatores imprescindíveis. Além disso, é importante respirar. Isso relaxa e alonga a musculatura orofacial e é um fator primordial”, completa ela. Para marcar um horário com a fonoaudióloga, entre em contato através do e-mail: mobapbahiense@gmail.com.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!