Cuidados para empreender com o seu marido

0

O empreendedorismo nas empresas familiares surge do desejo da família em ter um negócio em que seus membros possam trabalhar e contribuir para o sucesso do empreendimento e envolve uma conjunção dos interesses individuais e das características do ambiente empresarial.

Assim como alguns casais formam duplas nos ambientes da política e do entretenimento, uma sociedade empresarial constituída por marido e mulher também tem suas particularidades. A ideia de empreender com o marido tem implicações tanto no plano pessoal quanto profissional.

A questão é conseguir balancear os interesses da família com os do negócio. Conseguindo isso, o sucesso do empreendimento e a estabilidade familiar podem ser alcançados. Ser casado com o sócio pode ser uma vantagem tanto para o sucesso profissional quanto para o relacionamento pessoal, considerada a questão da confiança mútua. Entretanto, alguns problemas podem surgir para o negócio: um deles é o fator dinheiro, quando não se consegue separar o que é da empresa do que é da família.

Outro aspecto que pode se tornar uma ameaça é a diferença de perfil empreendedor de cada parte. Se um tem ideias inovadoras para o negócio e o outro se coloca resistente, haverá necessidade de um trabalho de sensibilização para que haja o consenso das partes, tanto para inovar quanto para permanecer no status atual. O ideal é que haja a mediação de uma terceira pessoa, que não esteja comprometida por pertencer à família ou ao negócio.

 

324 total views, 1 views today

(Visitado35 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Sérgio Dias

Sérgio Dias

Sergio Dias é economista com pós-graduação em gerência de projetos e especialização em administração de empresas; consultor de empresas, roteirista, palestrante e instrutor; sócio da Sdias Consultoria Ltda (fundada em 1999); prestador de serviços de consultoria no SEBRAE/RJ, nas áreas de gestão da inovação e planejamento estratégico. Sérgio Dias também é consultor e facilitador de cursos de inovação na FIRJAN e na ANPEI, além de ser vice-presidente da ASSESPRO-RJ.
24-05-2018 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas