O perigo que a leishmaniose pode trazer

0

A Leishmaniose é uma zoonose (afeta animais e humanos), causada por um protozoário conhecido como Leishmania spp. É  transmitida EXCLUSIVAMENTE pela picada do mosquito flebótomo  infectado.

O diagnóstico só deve ser feito através de exames, realizados através de sangue e punção de linfonodos e medula óssea. Também devem ser solicitados exames bioquímicos que monitorem o aumento das enzimas  ou anemia; exames como ultrassonografia também são utilizados para avaliar hepatomegalia e esplenomemagalia, aumento do fígado e baço respectivamente.

O tratamento da Leishmaniose Visceral Canina é polêmica. Os ministérios da Saúde e da Agricultura determinam que animais infectados pela doença devem ser sacrificados; o que causa revolta nos proprietários, pois os animais de estimação são considerados membros da família.

No Brasil, existe no mercado uma vacina contra a Leishmaniose Visceral Canina, que confere proteção. Apenas pode ser iniciada, após consulta e solicitação de exame específicos. O médico veterinário é seu maior aliado na manutenção da saúde e do bem-estar do seu companheiro, visite-o regularmente, cuidar de maneira correta e responsável do seu animal é o maior ato de amor que você pode fazer por ele.

299 total views, 1 views today

(Visitado111 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Joyce Magalhães

Joyce Magalhães

Formada na Ufersa, possui Mestrado em Ciência Animal pela UFPI e Doutorado em Biotecnologia pelo RENORBIO. Docente no Ensino Superior durante 12 anos. É referência no cuidado com a saúde e bem-estar de cães e gatos. Atualmente é responsável pelo setor de Anestesiologia e Unidade de Cuidados intensivos na clínica Bichos e Mimos.
Joyce Magalhães

Latest posts by Joyce Magalhães (see all)

09-05-2018 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Desenvolvimento evo.ag.
Pular para a barra de ferramentas