Matérias e Colunas

SONOREXIA: UMA DOENÇA DA MODERNIDADE

vannessa interno

As pressões sociais sempre afetaram a saúde das pessoas, criando e recriando hábitos e posicionamentos. Atualmente, a comunicação virtual nos traz muitas informações, vindas de inúmeras fontes.

A sonorexia é um termo moderno usado para definir a privação do sono por vontade própria.  O trabalho se torna uma prioridade e o tempo de reparo do corpo é escasso, gerando envelhecimento precoce, hipertensão e cansaço. O efeito a longo prazo é uma desordem hormonal e a busca por sistemas de recompensas como bebida, açúcar, carboidratos pode ser o caminho mais simples para quem está precisando repor energia.

Dormir bem é fundamental. E, como todo problema de origem psicológica, é primordial reconhecer que há algo errado. Entender que você está se submetendo à privação do sono é o primeiro passo para ter a chance de se recuperar.

As pessoas em geral se encontram num quadro de sonorexia pela pressão que colocam em si mesmas para realizar mais atividades do que cabem nas 24 horas do relógio. Sendo assim, é preciso ser menos exigente consigo mesmo e encontrar soluções para um equilíbrio entre as demandas sociais e a necessidade do organismo.  Em outras palavras, dar conta das obrigações sem rigidez. Não devemos deixar a sonorexia ser mais uma forma de camuflar a dificuldade de lidar com a existência humana. Vamos tentar?

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!