Matérias e Colunas

Muito mais que a aparência

Imagine que você tenha que raspar a sua cabeça quando deseja ainda ter o seu cabelo de sempre? Poder passar rímel, alinhar os fios da sobrancelha, mas não tê-los mais? Imagine, então, que você sabe que daqui a algum tempo eles irão cair? São esses pensamentos que, certamente, rodeiam quem é diagnosticado com câncer. Envolvendo a mente feminina, que acredita, em sua maioria, que isso é sinônimo de feminilidade, o medo bate e o desespero chega. Felizmente, esbanjando solidariedade, o movimento social Oncoimagem Brasil ajuda mulheres que receberam o diagnóstico do câncer a resgatar sua autoestima.

Há três anos e em alguns Estados do Brasil, como São Paulo, Paraná, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o movimento social Oncoimagem Brasil, pioneiro em nosso país, realiza atendimento gratuito aos pacientes oncológicos que passam pela alteração da imagem pessoal desde o diagnóstico até o tratamento. Aplicando a técnica de visagismo, as consultorias promovidas pela instituição promovem qualidade de vida: “Combatemos a baixa imunidade do paciente, trabalhando a imagem dele no espelho, não só a autoestima, para que, assim, ele se enxergue e a imunidade não caia para conseguir fazer a quimioterapia” conta Priz Azeredo, que está à frente do movimento e é visagista e especialista em cores.

Ajudando mais de 1000 pacientes até o ano passado em vários Estados do Brasil, eles descobrem o perfil do paciente para, assim, acertar na escolha do lenço, peruca e maquiagem: “Não coloco uma sobrancelha melancólica para não ativar a depressão do paciente, por exemplo. Eles ganham da gente perucas, mas, antes de recebê-las, nós os atendemos e fazemos uma consultoria de imagem. Vemos até a espessura da mecha da peruca, assim como as amarrações dos lenços. Se ela tem personalidade forte, por exemplo, coloco amarrações mais curtas, pois demonstram uma mulher mais forte. Isso também vale para as cores. Elas precisam se enxergar”, explica Priz.

O atendimento é feito no Hospital Mário Kroeff, localizado na Penha Circular, Rio de Janeiro. Com oito voluntários que se revezam, o movimento social ajuda, também, instituições que tratam de pacientes com câncer através da renda dos convites que vendem quando promovem eventos. Agora em março, dia 26, eles irão promover a terceira edição do Workshop Solidário no Hotel Mercure, na Barra da Tijuca. “Sempre ajudamos as instituições dos Estados que vamos. Neste ano, será direcionado para o nosso próprio movimento social”, conta Priz Azeredo.

O Workshop terá atrações renomadas nacionalmente, como a própria Priz, a Rachel Jordan, falando sobre cores, a Irma Verdugal, com maquiagem para noivas, a Ana Borges, abordando o Instagram, o Allison Graeff, também na área de maquiagem, e o salão conceituado Walter’s Coiffer. Com exposições, coffee break, sorteios de brindes, o evento custará R$120 reais, valor revertido para o Oncoimagem, e voltado para o crescimento de empreendedores.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!