Matérias e Colunas

É possível um aumento no número de casos de febre amarela após o carnaval?

selma - interno

Os casos que tivemos no Brasil até o presente momento foram todos de forma silvestre, ou seja, o homem entra na mata e acidentalmente é picado pelos mosquitos Hemagogo ou Sabetes, que moram nas copas das árvores, e só voam pequenas distâncias. Não há como controlar os mosquitos em seu habitat. Não há como matar o mosquito no alto da árvore.

E o perigo reside nestas pessoas voltarem contaminadas, mas ainda sem os sintomas, para as suas casas, e aí sim trazendo o vírus para perto do famoso mosquito Aedes, que – este, sim – mora nas cidades, dentro de nossas casas. O risco de transformação da forma silvestre em urbana ocorre justamente neste momento, na volta das viagens de feriados.

Se você passeou em locais de mata e não tomou a vacina da febre amarela, mesmo tendo utilizado repelente (dura no máximo 4 horas o efeito), e começar a apresentar febre elevada, dores intensas no corpo, por mais de 24 horas, deve procurar imediatamente um serviço de emergência para avaliação. Não espere o aparecimento do amarelão e da urina escura, pois esses já ocorrem em um momento muito tardio e grave da doença. A única forma de prevenção da doença é a vacinação!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!