Matérias e Colunas

NÃO PERMITA QUE O ESTRESSE SEQUESTRE A SUA VIDA!

 livia - interno

Você já teve a sensação de que está sendo “engolida” pelas tarefas do dia a dia, sem querer ver ou ouvir qualquer tipo de coisa que remeta a problemas e afazeres, como se corresse contra o tempo para alcançar algo que no fundo você nem sabe ao certo o que é?

Caso a resposta seja SIM, certamente você se sente recebendo um turbilhão de informações diariamente, que podem ser provenientes das tarefas, compromissos, metas profissionais, estudos, afazeres domésticos, demandas dos filhos, marido, compromissos familiares, contas a pagar, compras a fazer, enfim, a lista parece infinita!

Todas estas coisas vêm carregadas de informações que te instigam a produzir pensamentos em excesso, podendo te levar a ser uma pessoa ansiosa ou estressada demais.

É preciso entender que pensar é ótimo e necessário, mas ter pensamentos em excesso, sem o devido gerenciamento, pode ser muito arriscado para a sua saúde física e emocional.

O excesso de funções a que você se expõe sem observar a sua capacidade interna leva a uma agitação exagerada, podendo causar transtornos ligados à ansiedade e ao estresse, que se apresenta na sua vida emocional e física sob a forma de comportamentos como: fobias, ciúmes, esgotamento emocional, dores de cabeça, fadiga excessiva, insônia, dores musculares, compulsão por comida, entre outros.

Esses sintomas são “gritos” da mente para sinalizar que está prestes a entrar em pane, mas infelizmente muitas pessoas ignoram estes sinais, para não passar a imagem de não estar dando conta do recado, colocando-se assim em último lugar na lista de prioridades, colecionando cada vez mais tarefas que usurpam o seu tempo de qualidade consigo mesma.

Se você se identifica com esse quadro, saiba que pode estar sendo sequestrada da sua própria vida. Se você respeita as pessoas que fazem parte de sua vida, respeite-se! Se ama servir e cuidar, ame-se e cuide-se também!

É preciso trabalhar ferramentas e técnicas para aprender a gerenciar a sua mente para ter autocontrole e não passar a viver constantemente estressada, remoendo mágoas por se sentir constantemente tensa e sobrecarregada ou sofrendo por medo do futuro, como se vivesse num círculo onde só sente e enxerga que as coisas pioram a cada dia.

Você acredita que a maior pressão é externa, não enxerga que a pressão interna é muito pior e está sendo alimentada por você mesma. É preciso gerir o estresse e ter a capacidade de se reinventar e se reconstruir, sem culpa, cobrança ou medo.

Então, escute-se, questione-se, se conheça e admita a essência da sua personalidade, perceba comportamentos e sensações que indicam estresse em excesso e passe a anotar cada uma dessas sensações e em que momentos surgem, passando em seguida a tomar atitudes de relaxamento, como a respiração diafragmática, alguns minutos de meditação. Tome mais água para que se mantenha presente para o que realmente está te causando fadiga emocional. Pare de ignorar os pequenos defeitos internos que vem apresentando como sinal de alerta de que está na hora de você olhar para dentro e se colocar como prioridade na sua lista de tarefas, caso contrário, você pode acertar no geral, mas errar no essencial.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!