Matérias e Colunas

Categoria:

COMO COMEÇAR O ANO COM AS FINANÇAS EM DIA: IPTU, IPVA, MATERIAL ESCOLAR

alexandre - interno

O novo ano chegou! Mas trouxe a reboque aqueles gastos típicos da época, como IPTU, IPVA, material escolar e outras despesas de início de ano, como as anuidades de conselhos profissionais, extratos de cartão de crédito e continhas que ficaram de dezembro para janeiro.

Aqui vão algumas dicas de como começar o ano atento a estes gastos.

 

a)    Planeje-se – mantenha o orçamento pessoal sob controle. Identifique qual sua renda, quais os gastos rotineiros que já possui (aluguel, luz, telefone, internet, escola etc.), as dívidas que já contraiu e verifique quanto sobra. Estime os valores dos gastos desta época e inclua em uma planilha. Assim, poderá ter uma noção clara de quanto pode dispor, ou não!

 

b)    Envolva quem precisar e for útil – envolver as pessoas da família pode ser uma boa estratégia para ter todos comprometidos com um objetivo em comum: o dinheiro da casa! Estabelecer parâmetros de gastos e rotinas de preparação de listas de compras pode ser útil. Costuma funcionar bastante debater a compra de algo de interesse individual, mas que afete o orçamento de todos. Outras pessoas podem ter opiniões bastante interessantes que podem te ajudar a decidir por realizar o gasto ou não.

 

c)    Compre coletivamente e peça desconto – seja nas compras usuais para casa, seja na aquisição de materiais escolares, junte-se a outras pessoas e comprem em mercados atacadistas, cujos preços tendem a ser mais baixos, e negocie com o lojista descontos devido ao volume comprado. Pode dar trabalho, mas vai compensar no bolso de todos!

 

d)    Adote novos comportamentos – quando se trata de comprar algo, reflita sobre seus comportamentos. O que te leva a comprar? Impaciência, insegurança, ansiedade? Habitue-se a novos comportamentos que sejam úteis e favoráveis também ao seu bolso. Procure manter-se calmo, desenvolva sua autoconfiança e segurança e não desconte nas compras sua ansiedade, mas sim procure suas causas e cuide delas.

 

Agora, há aquelas pessoas que entraram no ano já endividadas. O que elas podem fazer?

 

a)    Reorganize-se – faça uma planilha de gastos e segregue os gastos em três categorias: imprescindível (aquele que não pode deixar de ser feito), importante (aquele que pode ser renegociado ou reduzido) e supérfluo (os que podem ficar para depois). Feito isso, analise quanto há de excessos em relação à renda que recebe. Geralmente, o “a mais” representa 30% das despesas das famílias. Tendo esses dados, faça os cortes necessários, partindo do supérfluo para o imprescindível.

 

b)    Fuja das dívidas “caras” – evite ao máximo usar o limite do cheque especial e pagar a parcela mínima do cartão de crédito. São as linhas de crédito mais caras do mercado! É um verdadeiro suicídio financeiro recorrer a estes recursos. Caso esteja endividado nessas modalidades, tente substituir por créditos mais baratos, como empréstimo consignado ou pessoal, oferecidos pelos bancos com juros de 157% ao ano. Ainda é muito alto, mas muito melhor que os dois anteriores!

 

c)    Busque uma renda extra – se a conta ainda não está fechando e os gastos estão maiores que os ganhos, então aumentar a renda pode ser uma boa estratégia. Pense na possibilidade de auferir ganhos adicionais trabalhando em uma vaga temporária, realizando um bazar ou fazendo artesanatos e lembrancinhas. Até vender algo que não usa mais pode ser uma boa fonte de renda! Aqui vale ser criativo para garantir uma grana extra!

 

 

Que seu ano seja próspero!

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!