A quais detalhes devo ficar atento ao abrir minha empresa?

0

washington - interno

Empreender é nada mais que observar uma necessidade e transformar em oportunidade. Talvez você seja um profissional que tenha seu trabalho ou emprego e guarda dentro de si um talento e tem o sonho de colocar em prática este dom. Ou quem sabe você não tenha nada disso e mesmo assim tenha o desejo de empreender. Para isso, a necessidade do público tem de ser vista em primeiro lugar e é preciso analisar a inserção (real demanda) do negócio em seu bairro, município, estado ou país.

Para abrir uma empresa, é preciso percorrer alguns passos. Como, por exemplo:

Ø  Estar legalizado em todos os órgãos públicos;

Ø  Saber todos os custos e despesas iniciais e porvir.


Além disto, onde será seu empreendimento?

Muitos não sabem, mas, dependendo do negócio a ser criado, é possível até estabelecê-lo em casa para conseguir atuar, prestando serviços ou vendendo, sem a necessidade de somar custo com aluguel ou deslocamento.

Torna-se necessário, neste instante, procurar um contador para esclarecer todas as dúvidas e ali criar seu plano de negócio.

E por que procurar um contador? Porque ele é o profissional que possui a “expertise” de ser amigo de sua meta e o coloca a par das tributações e outros conceitos cruciais para o prosseguimento de seu sonho.

De antemão, você precisa responder primeiro a algumas perguntas:

o   Em qual ramo deseja atuar?

o   Qual será a razão social/nome fantasia de sua empresa?

o   Suas vendas e/ou prestação de serviços serão presenciais ou não?

o   Quais os recursos irão compor o seu capital social?

o   Você terá sócio(s)?

o   Caso o(s) tenha, quem será(ão) os administradores? E como será a divisão do capital social? No falecimento de um dos sócios, como será estabelecida a situação da empresa?

Dependendo da perspectiva de receita e do valor do capital social da empresa, outro passo deve ser delimitado, o regime jurídico tributário no qual a mesma se enquadra:

o   MEI

o   Simples Nacional

o   Lucro Presumido

o   Lucro Real

MEI – Enquadramento com menor taxação e com maior limitação de faturamento.

Simples Nacional – é a reunião de praticamente todos os impostos reunidos em uma única guia, como é visto no caso do IVA (Imposto de valor agregado), modelo parecido com o europeu;

Lucro Presumido – sobre a receita que almeja apurar é retirado um percentual que varia de 8%, 16% ou até 32%, que a partir dali começa a contar para se fazer o cálculo de seus impostos;

Lucro real – após apuradas todas as receitas, custos e despesas, caso seja de lucro e não de prejuízo, calcula-se IR(Imposto de Renda) e CSLL(contribuição social sobre o lucro);

Essas e outras perguntas são a composição pra conseguir iniciar seu negócio e prosperar com estabilidade e competência, procure um contador experiente e lembre-se: o seu sucesso também será o sucesso deste profissional.

766 total views, 1 views today

(Visitado69 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Washington Mendes

Washington Mendes

Washington Mendes é contador formado pela Unigranrio em Ciências Contábeis, consultor financeiro com mais de 25 anos de experiência na área, além de Life Coach e Analista Comportamental pela SLAC (Sociedade Latino Americana), atuando também como coach financeiro. Atua como contador na Única Ar Condicionado, uma das maiores do setor no Brasil. Já atuou em empresas nacionais e internacionais como a Hoken International Company, Harley Davidson, Bekner Auditoria e First Step. É palestrante de temas como: educação financeira, abertura e legalização de empresas, reforma trabalhista, mercado de trabalho, imposto de renda, empreendedorismo, entre outros.
23-01-2018 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas