Cuidados na busca da perda de peso para o verão

Praticar exercícios além da conta pode trazer consequências graves

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Todo mundo sabe que fazer exercício físico é extremamente importante para a saúde, mas o que não é muito alertado é: Faça no seu limite. E como emagrecer é o objetivo de muita gente que chega às academias nesta época do ano, o tal projeto verão leva muita gente a experimentar novos exercícios. Mas, a menos de um mês do início do verão, médicos alertam que mudanças repentinas com exercícios físicos podem atrapalhar o seu objetivo de perder peso e até causar problemas de saúde. 

Tentar correr atrás do prejuízo, acumulando exercícios sem deixar seu corpo se recuperar adequadamente pode te deixar doente ou lesionado. Segundo o cardiologista Marcelo Vaz, cresce a busca pela perda de peso mais rápida para o verão, mas não a procura por médicos preparados para auxiliar nessa caminhada. “Vejo academias cheias, mas pouca gente procurando orientação médica nessa época do ano. É importante alertarmos para isso. É preocupante o número de dietas malucas e novos exercícios sem o menor compromisso com a saúde do corpo e sim com o emagrecimento. É bom ressaltar que emagrecer com saúde é mais importante do que propriamente emagrecer”, alerta o médico. 

É preciso ter cuidado com os “exercícios da moda” e as dietas que prometem emagrecimento rápido. Um dos queridinhos do momento é o “Treinamento intervalado de alta intensidade”. Tendência no mundo fitness, a proposta é, em vez de fazer horas de exercícios de baixa intensidade, alternar intervalos de intensidade moderada com períodos de esforço máximo em poucos minutos. Estudos apontam que essa modalidade faz com que as pessoas que praticam tenham a mesma capacidade cardiovascular do que quem faz mais tempo de exercícios. É uma prática interessante no meio fitness, mas que precisa de orientação certa e acompanhamento de exames. 

Segundo Marcelo Vaz,  os cuidados para a estação são simples, mas valiosos. Praticar exercícios físicos com orientação de profissionais,  alimentação balanceada – com uma ingestão calórica adequada -, entender o limite do seu próprio corpo e estar em dia com a sua avaliação cardiovascular são cuidados importantes, de acordo com o médico. “Para quem busca o “corpo perfeito” ou quer perder alguns quilinhos, o ideal é que o projeto verão seja o ano todo e a prática de exercícios também”, completa. 

 

Serviço:

 

Marcelo Vaz – Cardiologista Ortomolecular

Consultório: Avenida das Américas, 3333, sala 910 – Barra da Tijuca, RJ.

 

Tel: 3325-0870

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15-12-2017 |

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