Matérias e Colunas

Seu Vizinho – Mário Gomes

seuvizinho-interna

64 ANOS DE HISTÓRIA
Conhecido por papéis em obras como “Vereda Tropical”, Mário Gomes é um ator experiente e coleciona grandes trabalhos. Com 64 anos e mais de 40 anos de carreira, o artista trabalha em diversos projetos além da dramaturgia e surpreende até mesmo pela veia empreendedora. Hoje, possui ainda o X do Gomes, assunto que virou destaque quando o ator começou a vender o famoso sanduíche na praia, próximo de sua casa; além do seu projeto na Secretaria de Cultura que pretende estimular a leitura. Nesta entrevista, Gomes fala um pouco sobre seus trabalhos, sonhos e carreira. Confira: _Por Rita de Cássia Costa

Desde que começou, o que mudou na profissão e na forma de atuar?
A gente amadurece, o jovem é incendiário e o adulto é bombeiro. Dependendo do trabalho, o entusiasmo acontece. Mas eu acho que agora é uma época melhor, no sentido de estar mais pronto. Eu fazia bem, eu dizia bem o texto, me transportava um pouco para esses outros seres que me eram apresentados através da dramaturgia. E eu me transportava de forma intuitiva, com bastante entrega.

Você coleciona grandes trabalhos na TV. Tem algum que se destaca, um pelo qual tenha mais carinho?

Sem dúvida, “Vereda Tropical” é uma novela que é um marco da teledramaturgia, em que a gente conseguiu, através do humor, falar sobre tudo. Ao mesmo tempo, é uma inovação, um momento que vem de um crescimento, começou com o “Jogo da Vida” e foi para a “Guerra dos Sexos”, que também foi um sucesso espetacular. Talvez o meu sucesso mais prestigioso, tinha um elenco maravilhoso. Porque nós fizemos “Jogo da Vida” com uma linguagem nova de humor, um humor romântico, uma coisa diferente que não era muito usual e arrebatou. Então todos os atores mais prestigiados, conceituados, famosos queriam fazer a novela. Os com mais destaques conseguiram um papel na “Guerra dos Sexos”. Foi uma novela que teve Paulo Autran, Fernanda Montenegro, Tarcísio, Glória e eu participava praticamente de todas as cenas. “Guerra dos Sexos”, “Jogo da vida” e “Vereda Tropical” foram as novelas mais marcantes,espetaculares, de maior sucesso da Globo e de todos os canais, sem nenhuma sombra de dúvidas.

Você é um ator mais velho e experiente. Acaba encontrando alguma dificuldade no ramo por isso ou o contrário?
Obviamente, os mais jovens trabalham em uma novela atrás da outra, porque tem mais disposição. Eu também estou trabalhando na prefeitura eu faço parte da Secretaria de Cultura, tem um projeto meu
que foi aprovado e já está sendo implementado, se chama “Construindo a persona futura”. Na verdade, é estimular a leitura através da criação do personagem da vida real. O aluno vai ganhar um prêmio a ser estabelecido e os participantes serão orientados pela escola, são mil e quinhentas escolas. Eu senti que o teatro, de uma certa forma, agrada muito aos estudantes. Foi feita uma pesquisa na faculdade Castelo Branco e 80% dos alunos queriam aulas de artes cênicas. O trabalho artístico tem que ser bastante estimulado dentro das escolas. Porque a arte mexe, ela te dá uma visão mais ampla, te ajuda, e a arte representada discute o comportamento humano, isso é uma coisa essencial. Acho que esse projeto do estímulo à leitura é importante, porque a criança precisa ler, eu tenho uma briga danada com o meu filho em relação a isso, eu quero que ele leia.

Além de ator, você também é empresário do ramo de alimentos. Como surgiu a ideia?
Sempre foi uma vontade minha empreender. Eu morei em uma padaria alugada pelo meu tio, a gente fazia massa de pão com a minha avó, ficava brincando lá. E foi essa influência parental do meu tio que foi importante para essa minha postura mais empreendedora. Eu vou, eu meto a cara. Faço para mim e faço para os outros.

Quais são seus projetos futuros? Algo já acontecendo que possa divulgar?
Tem uma peça que o nome ainda não está definido. Mas é o espetáculo da minha própria vida. É bem interessante o texto, a dinâmica. Vem desde a minha infância quando meu pai constata a minha sexualidade, e determina que eu tenho que ser o macho- alfa, o que isso interfere ou não na minha vida. Ele morreu muito jovem com 40 anos, eu tinha 14, foi muito difícil para mim.

Há quanto tempo mora no Joá?
Mais de 40 anos.

Por que escolheu morar na região?
Quando vim para cá, eu procurei um pouco de isolamento. A Joatinga, apesar de dentro da cidade, era um pouco deserta. Hoje, tem umas 300 casas, pelo menos.

O que mais gosta no bairro?
Eu adoro morar aqui, aqui é o meu lugar, e, quando eu morrer, quero que as minhas cinzas sejam jogadas aqui na praia. Tenho minhas plantas, minhas árvores, meus bichinhos,meus peixinhos, minha
hortinha. Todos os locais são maravilhosos.

Você acredita que é um bom lugar para os mais velhos viverem ou é algo que transcende a idade?
Sim, principalmente por causa do iodo.

64 ANOS DE HISTÓRIA
Conhecido por papéis em obras como “Vereda
Tropical”, Mário Gomes é um ator experiente
e coleciona grandes trabalhos. Com 64 anos e
mais de 40 anos de carreira, o artista trabalha
em diversos projetos além da dramaturgia e surpreende
até mesmo pela veia empreendedora.
Hoje, possui ainda o X do Gomes, assunto que
virou destaque quando o ator começou a vender
o famoso sanduíche na praia, próximo de sua
casa; além do seu projeto na Secretaria de Cultura
que pretende estimular a leitura. Nesta entrevista,
Gomes fala um pouco sobre seus trabalhos,
sonhos e carreira. Confira:
_Por Rita de Cássia Costa
Desde que começou, o que mudou na profissão e
na forma de atuar?
A gente amadurece, o jovem é incendiário e o adulto
é bombeiro. Dependendo do trabalho, o entusiasmo
acontece. Mas eu acho que agora é uma
época melhor, no sentido de estar mais pronto. Eu
fazia bem, eu dizia bem o texto, me transportava um
pouco para esses outros seres que me eram apresentados
através da dramaturgia. E eu me transportava
de forma intuitiva, com bastante entrega.
Você coleciona grandes trabalhos na TV. Tem algum
que se destaca, um pelo qual tenha mais carinho?
Sem dúvida, “Vereda Tropical” é uma novela que
é um marco da teledramaturgia, em que a gente
conseguiu, através do humor, falar sobre tudo.
Ao mesmo tempo, é uma inovação, um momento
que vem de um crescimento, começou com o
“Jogo da Vida” e foi para a “Guerra dos Sexos”,
que também foi um sucesso espetacular. Talvez
o meu sucesso mais prestigioso, tinha um elenco
maravilhoso. Porque nós fizemos “Jogo da Vida”

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!