Matérias e Colunas

É possível manter o foco no trabalho passando por problemas conjugais?

casal - interno

Cada vez mais, as pessoas percebem que não há separação entre a vida pessoal e profissional. As duas fazem parte de uma única vida, uma só identidade.

Todo mundo tem problemas pessoais, seja de saúde, a perda de alguém próximo, dificuldades financeiras e, principalmente, conflitos conjugais. Mas o trabalho também é importante, o profissional deve aprender a se adequar às crises e dificuldades que surgem em sua vida para não prejudicar seu desempenho e também a equipe no trabalho.

Claro que o ideal é tentar manter as crises pessoais distantes do ambiente de trabalho. Mas, quando não for possível, é preciso ter autocontrole e equilíbrio emocional para reorganizar o seu cotidiano profissional e buscar a melhor forma de resolver o conflito pessoal sem prejudicar o desempenho profissional.

É importante que respeite o seu momento, suas dificuldades, e que tenha foco na resolução do problema. Muitos, diante da crise ou problema, reclamam e desabam, mas outros se recuperam rápido para enfrentar os desafios novamente, e, em geral, ficam mais fortes do que antes. Já pensou qual é a diferença entre eles? Através dos meus estudos e vivência profissional, acredito que o desenvolvimento da inteligência emocional é um dos segredos mais poderosos daqueles que, contra tudo e contra todos, continuam se recuperando.

Seja resiliente, desenvolva a habilidade de persistir nos momentos difíceis, mantendo a esperança e o equilíbrio emocional. Pessoas altamente resilientes tornam-se mais fortes após situações difíceis. Isso acontece porque elas desenvolvem autoconfiança, aprendendo novas formas de lidar com as crises e problemas.

Geralmente, pessoas resilientes possuem algumas condições psicológicas internas, como o otimismo, autorresponsabilidade, estabelecem vínculos sociais e familiares positivos e que são flexíveis no que diz respeito à mudança de posicionamentos, sentimentos e pensamentos.

Problemas conjugais e crises pessoais vão sempre afetar de alguma forma a vida profissional. A questão é: qual a dimensão que você dará a esses problemas e crises?  Qual será sua capacidade de enfrentá-las?

Somos uma única pessoa. Pensamos com o mesmo cérebro e com o mesmo coração. Desenvolva a sua inteligência emocional e lidere seu próprio destino por meio de um projeto de vida com propósito, viva uma só identidade em uma vida única!

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!