Matérias e Colunas

Categoria:

Projeto Óleo Zero

O Rio de Janeiro, pelas belezas naturais que possui, sempre foi uma referência no debate pela sustentabilidade. Mesmo que as políticas públicas em geral sejam deficitárias, diversos projetos e iniciativas criadas e promovidas pela sociedade civil ganham cada vez mais espaço. É o caso do Projeto Óleo Zero. Nascido em 2011, o projeto foi idealizado pelos ambientalistas William de Abreu, Wallace de Abreu e Jorge Araújo, e hoje atende diversos bairros, como Barra, Recreio, Jacarepaguá, Taquara e arredores.

“O projeto começou com a necessidade de descarte do óleo de cozinha usado dos nossos clientes consumidores de botijões de gás de cozinha [os ambientalistas possuem uma revendedora de botijões de gás]. Certo dia, uma cliente pediu ao nosso funcionário, quando foi entregar o botijão de gás, para que descartasse uma garrafa pet cheia de óleo de cozinha usado para ela”, afirma William de Abreu.

Apesar de atender a diversos bairros, o crescimento do projeto fica restrito por, além de ser uma empresa privada, não possuírem incentivo governamental. Um dos bairros mais populares em sua lista, o Recreio ainda possui poucos pontos de coleta.

“Os pontos de coleta do Recreio foram solicitados pelos interessados através de nossas divulgações de conscientização. Ainda falta muito para atingirmos grandes partes do Recreio, temos poucos pontos de coleta na região”, conta William.

Além do projeto, os sócios criaram e patentearam um recipiente acoplado ao botijão de gás chamado de “cata óleo”, com capacidade de dois litros de armazenamento. O objetivo do produto é facilitar o descarte doméstico, usando a logística do entregador de gás para coleta. Para saber mais sobre o projeto e ter seus contatos, basta acessar o site: http://www.projetooleozero.com/.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!