Matérias e Colunas

Com coragem para se reinventar

segredinhopes-interna

Como se reinventar depois que os planos iniciais não dão certo? Crise, profissão errada e inúmeros outros fatores contribuem para a mudança de rumo tomada por diversos profissionais que resolveram investir em uma opção diferente.
É o caso de Kleber Vieira. Jornalista há 32 anos, trabalhou em grandes emissoras de rádio e hoje presta serviço a uma casa de festas. Segundo ele, a oportunidade surgiu em 2001 quando, desempregado, o dono de uma grande casa de festas o ouviu e convidou para ser mestre de cerimônias.
“Hoje, faço freelance em jornalismo, quando deveria ser o contrário. Mas ainda não desisti de me recolocar, embora já esteja com quase 60 anos. Incentivo todos a fazerem extras, mesmo tendo uma profissão definida. Não devem ter medo de buscar outros trabalhos, pois creio que todos temos outros talentos e dons que devem ser usados”, afirma.
Já o que levou Janete Cozer a seguir outro ramo foi a vontade de trabalhar para ela mesma. Formada em Administração com pós-graduação em Comunicação e Marketing, hoje ela é franqueadora master da Não+Pelo.
“Crise significa oportunidade. O empreendedorismo é uma ótima opção para quem tem força de vontade, motivação e quer ser responsável por gerar a própria renda”, reitera. A franquia atualmente possui duas unidades na Barra da Tijuca e pretende abrir mais uma no bairro ainda este ano.
Infelizmente, nem todos deixam suas profissões originais com um planejamento prévio. Isabela Teles, por exemplo, da Frachi Laços, é Engenheira de Produção na área naval, ficou desempregada em dezembro de 2016 por conta da crise e não conseguiu se recolocar rapidamente no mercado de trabalho. Com isso, surgiu a ideia de empreender em uma área bem diferente.
“Na dificuldade de encontrar acessórios infantis acessíveis, com qualidade e modernos, surgiu a Frachi Laços. É uma ótima forma de complementar a renda familiar”, conta Isabela, que, apesar de já ter conseguido se recolocar na sua área de formação, continua com o empreendimento e atende muitos clientes na região da Barra e do Recreio.
A demissão também foi o motivo que levou José Russio a abrir o Espaço dos Pés, no Novo Leblon, em 2015. O engenheiro foi demitido de uma multinacional no setor de óleo e gás e resolveu empreender em um negócio completamente diferente da sua área original.
“A crise força a gente a sair da zona de conforto e buscar novas alternativas. Mesmo sem estar desempregado, temos que ter sempre um plano B. É um momento para refletir se estamos felizes ou se temos uma boa qualidade de vida”, conta.
A crise também afetou Soraya Salomão, a coach ainda trabalha como advogada para conseguir outros meios de recurso financeiro. Mas, ela afirma, não foi uma mudança de profissão, e, sim, um complemento para ajudar as pessoas. “Sugiro que as pessoas procurem outros trabalhos sempre que acreditarem na necessidade disso, seja por questões de crise financeira ou até mesmo por questão de propósito”, aconselha.
A oportunidade de empreender, porém, acaba sendo a causa majoritária. É o caso de Mirian Rocha. A publicitária tornou-se uma chocolateira e abriu um atelier na Barra da Tijuca, onde ministra oficinas e apresenta sua coleção de chocolates. Além disso, ainda conta com outro espaço, o Mirian Rocha Espaço Café, que funciona no Sano Restaurante, no Casa Shopping.
“Acho que ficar estagnado não dá a chance de uma reinvenção que poderá ser definitiva ou mesmo servir de trampolim para outras fases seguintes. Fazer o que se gosta estimula muito, já que o caminho solo é bastante difícil”, conta.

IMPERDÍVEIS:

Kleber Vieira
Tel.: (21) 97390-7421
sportearte@yahoo.com.br

Não+Pelo
Downtown
Av. das Américas, nº 500 – Bloco 16 – Lj. 108 – Barra da Tijuca
Tel.: (21) 3153-7686
Barra Square
Av. das Américas, nº 3555 – Bloco 1 – Lj. 118 – Barra da Tijuca
Tel.: (21) 3259-9939
naomaispelo.com.br
facebook.com/NaoMaisPeloBr
instagram.com/naomaispelobr
twitter.com/naomaispelo_br

Frachi Laços
Tel.: (21) 98344-9283
facebook.com/Frachi.lacos
instagram.com/frachi.lacos

Espaço dos Pés
Shopping Novo Leblon: Av. das Américas, nº 7607 – 2º andar
Tel.: (21) 3649-3310
espacodospes.com.br
facebook.com/espacodospesrj

Soraya Salomão
Tel.: (21) 99539-9593
sorayasalomaocoach.com.br
facebook.com/SorayaSalomaoCoach
instagram.com/sorayasalomaocoach

Mirian Rocha
Av. das Américas, nº 3959 – Lj. 228 – Shopping Marapendi
Casa Shopping – Restaurante Sano
Tel.: (21) 3251-9674 / (21) 97954-2044
mirianrocha.com
facebook.com/chocolatesmirianrocha

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!