Ortopedista dá dicas de como amenizar dores reumáticas no inverno

Dr. Marcello Serrão aponta atividade física como principal aliada de pacientes

0

joelho-interna

O tempo mais frio é velho conhecido dos pacientes que sofrem de doenças reumáticas, como artrite e artrose. Enquanto a temperatura diminui, as queixas de dores aumentam bastante. Mas engana-se quem pensa que não há o que fazer antes de tomar medicamentos para aliviar o desconforto. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia, o médico Marcello Serrão indica a atividade física como principal aliada para os pacientes que sofrem destas doenças.

 

“Observamos essa queixa dos pacientes de sentirem mais dores durante o inverno, apesar de não haver comprovação científica. Os que mais reclamam são os idosos e os reumáticos. A indicação para estes pacientes é que não fiquem parados e realizem atividade física regularmente. A atividade é fundamental!”, esclarece o ortopedista.

 

A atividade física aumenta a força muscular sobre os ossos, sendo um estímulo fundamental para a manutenção e o aumento da massa óssea. Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana, com intervalo entre as sessões de 24 a 48 horas. É muito importante que esses exercícios sejam realizados com o paciente suportando o seu próprio peso, em função da força que os músculos exercem sobre os ossos da coluna e dos membros inferiores. A massa óssea é relacionada à ação da musculatura sobre o osso, deste modo, exercícios gravitacionais são mais efetivos. Um programa ideal de atividade física deve ter exercícios aeróbios de baixo impacto, exercícios de fortalecimento muscular, a fim de diminuir a incidência de quedas. Os exercícios com pesos leves aumentam a massa muscular e a força dos músculos esqueléticos.  Dr. Marcello lembra ainda que a diminuição da força do quadríceps é um risco para ocorrência de fraturas do quadril.
O ortopedista dá, ainda, outras dicas para combater o desconforto provocado pelas doenças reumáticas no inverno:
“Se for necessário, o paciente pode lançar mão de fisioterapia para mobilizar a articulação, evitando deixá-la rígida. Além disso, pode fazer uso de calor local, principalmente na musculatura. Já na articulação, há que se ter mais cuidado com o calor. Se a região estiver com inchaço ou derrame este procedimento deve ser evitado. Caso nada disso resolva, será necessário lançar mão de medicação receitada pelo médico”, ensina.

 

Mais sobre o especialista:

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e da Brasileira de Cirurgia do Joelho, membro do Comitê de Joelho da SBOT-RJ, Dr. Marcello Serrão atua há mais de 20 anos em cirurgias do joelho. Especialista em medicina do esporte, já operou vários jogadores de futebol e outros atletas.

 

 813 total views,  1 views today

(Visitado142 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Utilità Online
Nossa empresa é resultado do sonho de uma moradora que ama o Recreio e está no coração de todo o bairro. Estamos sempre acompanhando a tendência mundial e reafirmamos nosso compromisso com a renovação constante, trazendo novas soluções para impulsionar o seu negócio, não só através de divulgação, mas também de capacitação e muito networking. Contato: faleconosco@utilitaonline.com.br
11-08-2017 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas