Matérias e Colunas

Comida de verdade: os benefícios da dieta saudável

comida de verdade - interno

Não podemos negar: as verduras e legumes fazem um bem absurdo para a saúde. Não é de hoje que ouvimos os benefícios que esses alimentos trazem se forem incluídos na dieta. Desde crianças, somos induzidos a comer comidas saudáveis e, em troca, receberíamos uma recompensa ligada à saúde, seja crescer, ficar mais forte e por aí vai.

Com o tempo, esses alimentos vão ficando mais escassos no prato do dia a dia, sendo substituídos por frituras, gorduras, fast foods e tudo aquilo que faz mal para a saúde. Segundo a pirâmide alimentar ideal recomendada pela Organização Mundial da Saúde, ingerir, diariamente, pelo menos quatro a cinco porções de hortaliças, legumes e frutas na alimentação fará seu corpo funcionar da forma correta, além de evitar muitos problemas relacionados ao mal-estar.

Érika Campos, coach de emagrecimento e carreira, fisioterapeuta com especialização em trauma-ortopedia e alimentação, diz que, depois que adotou uma dieta com alimentos saudáveis, sua vida mudou e, por isso, recomenda. “Senti uma melhora significativa no meu dia a dia. Eu emagreci, meu tônus muscular melhorou e, com certeza, me senti mais disposta. Comer bem, isso é, incluir alimentos naturais nas refeições, é importantíssimo para qualquer pessoa”, conta Érika.

Uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras está relacionada ao menor risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão, acidente vascular cerebral e câncer, além de ser protetora do organismo contra doenças pulmonares, como a bronquite e asma. Também é antioxidante e responsável pela manutenção do cabelo, pele, ossos e olhos saudáveis, de acordo com estudos científicos. “Isso, sim, é comida de verdade”, garante Érika.

Praticante da dieta Low Carb, que defende o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, aqueles alimentos cujo açúcar consegue ser digerido em velocidade mais lenta, Érika conta que valoriza a proteína animal, assim como os legumes, verduras e frutas, pois trazem benefícios à saúde. “Minha dieta é rica em carne e alimentos naturais, como batata doce, ovos, laticínios, com isso, não há mais picos de glicose e insulina no meu corpo, fora que esse tipo de alimentação previne a diabetes, emagrece com saúde, o que é muito importante, e me sinto satisfeita por mais tempo. Quando sinto fome, é bem diferente, consigo aguentar tranquilamente até a próxima refeição, desse jeito, como no horário certo”.

Assim como Érika, o Ministério da Saúde recomenda que os alimentos sejam consumidos em suas formas naturais, eliminando, assim, comidas com alta concentração de açúcar e gordura ruim. “Esses alimentos fazem muita diferença, antes eu malhava muito e não perdia peso, hoje, com uma alimentação regrada, isso tudo mudou”, conta a coach.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!