Matérias e Colunas

Coluna saudável: o sucesso de uma boa saúde

saúde lucas - interno

A coluna vertebral é uma área muito importante do nosso corpo, pois é através dela que saem e trafegam os nervos que inervam todo o corpo. É o eixo do esqueleto que se adapta às nossas necessidades. Os nervos são responsáveis por transmitir os impulsos elétricos do cérebro a todas as células do organismo, e juntos formam o sistema nervoso central (SNC), constituído pela medula espinhal e pelo cérebro, e o sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos nervos que saem a partir da coluna vertebral. Na saída de cada vértebra da coluna, existe um par de gânglios, onde acontecem as sinapses que possibilitam a comunicação entre o SNC e o SNP. É por este sistema que ocorre a dependência do alinhamento e a boa movimentação dos ossos, onde o cérebro controla continuamente cada célula do corpo.

A perfeita movimentação dinâmica da coluna vertebral é importante para todas as funções humanas, para o batimento cardíaco e função de todos os órgãos, para a capacidade de concentração, para o equilíbrio, para ouvir, para o metabolismo energético e hormonal, promovidos principalmente pela eficiência na comunicação nervosa e reparação celular. Mas você deve estar se perguntando: como manter tudo isso em perfeita harmonia?

A quiropraxia é muito indicada para o tratamento de perdas de mobilidade e manutenção da plena movimentação da coluna. Isso porque ela estuda a fundo a biomecânica vertebral. Ainda que as vértebras e articulações estejam muito rígidas e sem movimentação, somente praticando exercícios físicos, elas demorariam muito para voltar a ter um bom funcionamento e serem realinhadas, o que restaura a mobilidade devolvendo rapidamente a contração muscular para todos os músculos fixos na articulação manipulada, ou aumento imediato da função dos nervos daquela região.

Uma coluna com uma mobilidade melhor interfere positivamente em todas as funções físicas, como as melhoras da imunidade, do funcionamento do intestino, controle do colesterol, da função cardíaca e diafragmática, da contração muscular e vascularização, do sistema linfático promovido pela melhora vascular, aumento da função cerebral ocasionada pela melhora da inervação periférica, e muitas outras melhorias perceptíveis.

Isso só é possível graças à quiropraxia. Ela é a responsável pelo aumento completo da capacidade de autorreparação do organismo, fazendo-o cicatrizar, desinflamar e regenerar mais rapidamente. Células alteradas e danificadas, como as dos pulmões, dos ossos e das cartilagens, não são regeneradas. Estudos revelam que existe melhora da hidratação e do líquido sinovial na cartilagem, possibilitando a degeneração. A mudança no esqueleto causada pelas correções ósseas gera desinflamação rápida e, em médio e longo prazo, remodelação da fáscia, dos vasos sanguíneos e ligamentos.

O tratamento constante deve ser feito para manter ou recuperar a mobilidade perdida, retirando a compressão dos músculos, fáscias e tecidos moles em geral sobre os nervos. Esse método possibilita um livre tráfego dos impulsos nervosos. Por isso, não perca tempo. Se cuide, mantenha seu corpo alinhado e sua coluna vertebral saudável, pois só assim poderá, de fato, ter uma vida plenamente satisfatória.

 

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!