Matérias e Colunas

Um clique de ouro: Xicão Jones

Foto: Xicão
Foto: Xicão

Com 34 anos de carreira, Xicão Jones, conhecido por ter sido o fotógrafo da Xuxa por mais de 20 anos, será o fotógrafo oficial do evento Mulheres que Transformam Mais, idealizado por Amanda Villas Boas, Daniela Andrade e Rodolfo Santos, e que acontecerá no dia 27 de julho, quinta-feira, no Hotel Sheraton Barra.

Cheio de experiências e histórias, sua paixão pela fotografia nasceu conforme acompanhava a rotina dos fotógrafos profissionais que trabalhavam durante a Greve dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. “Quando eu vi os profissionais com muitos equipamentos, tomando bomba, apanhando, mas se mantendo firme por uma foto, fiquei admirado e nasceu uma paixão”, revela. Xicão ainda conta que seu primeiro contato com a fotografia foi no início da faculdade. “Descobri a fotografia quando cursava Comunicação social com habilitação em Publicidade e propaganda. Na grade, tinha aula de fotografia e, quando entrei no laboratório, não saí mais”, completa o fotógrafo.

Revolucionando internacionalmente o fotojornalismo, Xicão fala sobre sua bagagem no ramo: “Lembro quando eu fui fotografar a Xuxa em Los Angeles na entrega dos prêmios de música de programação infantil. Era um jantar, e eu estava em uma mesa, mas fui para fotografar. Na época, os fotógrafos não podiam ficar ali, tinham que ficar em uma sala reservada, mas eu tinha o convite. Queriam me tirar de qualquer jeito, no fim, eu não estava errado e consegui ficar, só me pediram para tirar o flash. Lembro que mudei as configurações da máquina e fotografei o acontecimento. No dia seguinte, corri para revelar as fotos em um laboratório comum e as entreguei para a mídia. Depois disso, nos próximos anos, eles começaram a fotografar o evento, a imprensa não ficava mais deslocada”, explica Xicão.

Premiação de Música Infantil - Grammy Latino (Foto: Xicão)
Premiação de Música Infantil – Grammy Latino (Foto: Xicão)

Sempre mostrando a que veio, Xicão também será o fotógrafo do evento exclusivo para mulheres que acontecerá no dia 27 de julho, no Hotel Sheraton Barra, o Mulheres que Transformam Mais. “Além de transformar, as mulheres fazem acontecer, fazem a diferença. Sempre que estou trabalhando com mulheres, é muito trabalho, muitas coisas acontecem, muitas oportunidades, então é dessa forma que eu vejo, abrindo novos caminhos e sendo puxado por elas”, diz Xicão.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!