Educação: a chave para a transformação social

0
Foto: divulgação

Foto: divulgação

O Brasil vive uma das maiores crises em toda a história. Problemas econômicos, financeiros, políticos, jurídicos e, sobretudo, morais afetam o país que não consegue sair desse atoleiro. A cada semana, um fato novo; a cada mês, mais escândalos, e nada de boas previsões para o futuro!

Os anos vão passando e, infelizmente, acompanhamos – impotentes – o sucateamento de instituições públicas e um gradativo processo deteriorante em áreas sensíveis, como, por exemplo, a saúde e a educação.

Focaremos apenas nessa última, pois entendemos que a educação é o principal elemento de transformação social. Não é razoável que um país que queira se desenvolver não se dê conta da efetiva importância da educação. Ressalte-se que não estamos falando apenas de escolas, sejam elas públicas ou privadas. Referimo-nos à educação com o sentido mais amplo possível, isto é, em casa, no trabalho, nas ruas, nas redes sociais e, óbvio, também nas escolas.

Se o Brasil fosse uma represa, poderíamos dizer que estamos entrando no nível morto. Significa dizer que o Brasil grita por socorro. Precisamos implementar um choque cultural, um choque de ordem no país.

A corrupção se alastrou como uma endemia mortal e tomou conta das principais organizações do país. Infelizmente, essa prática está contaminando parte da sociedade que adoeceu pelo mal que a ganância e o dinheiro podem proporcionar. Até os principais poderes da República Federativa do Brasil parecem ter adoecido face à agressividade dessa doença, que possui diversos efeitos periféricos. Isso nos causa uma imensa preocupação, pois tememos pelo adoecimento da nossa Constituição Democrática.

Precisamos aplicar um antibiótico para corrigir esse mal imediatamente, mas também precisamos criar uma vacina para que fiquemos imunizados dessa mazela. Essa vacina já foi descoberta há muito tempo e chama-se educação! Basta apenas coragem e vontade de produzi-la em larga escala, de modo que alcance a todos os brasileiros, desde a mais tenra idade até aqueles que não tiveram a oportunidade nessa idade.

 

MINICURRÍCULO: Advogado especializado na área Fiscal. Auditor Líder em Compliance e Antissuborno. Pós-Doutor pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Doutor em Direito Público e Evolução Social. Mestre em Direito Tributário. Professor da Fundação Getúlio Vargas. Diretor Acadêmico do IBC – Instituto Brasileiro de Compliance. Professor da Escola da Magistratura do Estado do RJ. Professor do Curso de Doutorado da Universidade Autônoma de Lisboa (Portugal). Professor do Curso de Mestrado da Faculdade Guanambi. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros. Membro da Comissão Antissuborno ABNT/CEE-278. Sócio do Escritório Carneiro & Oliveira Advogados. Autor de várias obras jurídicas e de vários artigos no Brasil e no exterior.

 

1,432 total views, 1 views today

(Visitado166 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Claudio Carneiro

Claudio Carneiro

Advogado especialista em Direito Tributário e Financeiro, com 18 anos de experiência no mercado, mestre em Direito Tributário, doutor em Direito Público, pós-doutorando pela Universidade de Lisboa. Professor do Curso de Mestrado da Faculdade Guanambi/BA. Professor de Tributário e Financeiro na EMERJ, FGV, Universidade Estácio de Sá e PUC. Principais livros do Autor: Curso de Direito Financeiro e Tributário; Processo Tributário (Administrativo e Judicial); Impostos Federais, Estaduais e Municipais (todos 3 da editora Saraiva). Possui ainda um romance policial intitulado Moeda: A verdade oculta. Sócio-fundador do escritório Carneiro & Oliveira Advogados. Presidente da OAB Barra da Tijuca. Ex-procurador Municipal. Diversos artigos publicados no Brasil e no Exterior.
27-06-2017 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas