Matérias e Colunas

3 dicas simples para manter os cabelos lindos no inverno

cabelofrio-interna

Quando a estação muda é preciso atualizar a rotina de cuidados capilares. Com as temperaturas mais baixas, é importante ter atenção extra com as madeixas para mantê-las saudáveis.  A hairstylist Vera Mosconi, do HBD Spa em Ipanema (RJ) e a biomédica Dra Monica Batista dão dicas super fáceis para manter a saúde  dos cabelos com a chegada do frio.

1 – Lavar o cabelo só com água morna!

A água morna é a principal aliada do seu cabelo durante o inverno. Durante essa época do ano é impossível tomar banho frio, mas é super importante não lavar as madeixas com água muito quente.

“A água quente tira os óleos naturais dos fios, deixando-os desidratados, aumentando a descamação do couro cabeludo e podendo até provocar queda. O ideal é lavá-los com menos frequência e sempre com água morna” explica Vera. “Quem for corajosa pode reservar os últimos minutinhos do banho para jogar um pouco de água fria nos cabelos para ajudar a fechar as cutículas e dar brilho” – completa.

2 – Não adianta só investir em hidratação, é preciso ingerir quantidade correta água!

As baixas temperaturas deixam o cabelo mais ressecado. Para melhorar a aparência dos fios basta apenas investir em um bom hidratante, certo? Errado!

É importante sim usar produtos adequados ao seu tipo de cabelo para deixá-los hidratados, mas só se preocupar com a hidratação externa não é o bastante. “Com o frio, as pessoas tendem a ingerir menos água. A falta de líquido no organismo deixa os fios mais ressacados. A água pode ser encontrada em diversos alimentos como, por exemplo, couve-flor, brócolis, melancia e melão. O silício, encontrado em fontes vegetais e animais é um mineral muito importante para melhorar o brilho e a resistência dos fios. Uma alimentação rica nesses nutrientes também favorece a maleabilidade e reconstrução dos cabelos – esclarece Dra Monica.

3 – Não durma com o cabelo molhado!

Dormir com os fios molhados nunca é bom, mas no inverno pode ser ainda pior. “Algumas pessoas acham que se enrolar o cabelo em uma toalha não tem problema, mas não é verdade! Durante o sono REM a temperatura corporal aumenta, o corpo se aquece e a umidade criada na toalha em que o cabelo está envolvido pode causar dores de cabeça severas. Deixar os fios molhados em contato com o travesseiro também não é recomendado porque as almofadas absorvem o suor, células mortas e óleos naturais da pele. Por isso, a umidade torna o travesseiro um lugar perfeito para o desenvolvimento de bactérias e fungos que podem causar infecções” – alerta a Dr. Monica . A hairstylist Vera recomenda passar um protetor térmico, para proteger os fios, e secá-los com secador antes de dormir.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!