Matérias e Colunas

E você, já revisou seus contratos?

Photo credit: 24oranges.nl via VisualHunt /  CC BY-SA
Photo credit: 24oranges.nl via VisualHunt / CC BY-SA

Contrato Social, Contrato de Prestação de Serviços, Contrato de Parceria, Contrato de Compra e Venda, Contrato de Locação, Contrato de Trabalho, etc. Nossa sociedade é regida por contratos, mas nem sempre o empresário dá a importância devida a tais documentos.

Um contrato, após assinado, é retirado da gaveta em que estava guardado somente quando uma das partes que o assinou começa a sofrer algum prejuízo. E será nesse momento, ou seja, no momento da adversidade e do conflito, que as partes descobrirão a qualidade do contrato que possuem.

Isso porque um contrato bem redigido é fundamental para o sucesso e a prosperidade de um empresário e seu negócio. Já um mal escrito é a receita para bancarrota, questionamentos judiciais intermináveis, perda de tempo/eficiência/competitividade, e muitos prejuízos. Em nossa experiência como advogados, já testemunhamos situações em que um contrato salvou um negócio e sua falta – ou má redação – o afundou definitivamente.

Constantemente, nos deparamos com empresários que não revisam seus contratos há décadas ou que usam um adaptado de um modelo aproveitado de outro “modelão”, por sua vez, obtido na internet. Tais empresários descobrem da pior maneira o quanto o pacto que tinham em mãos era fraco, incompleto e até incorreto e sem cláusulas relevantes para o negócio, sofrendo prejuízos incalculáveis.

Destacamos que, nos últimos anos, novas leis criaram a necessidade de modificações e atualizações de diversos contratos, sendo necessário que o empresário se mantenha atento para a necessidade de revisões destes documentos, a fim de evitar problemas e prejuízos.

Portanto, não deixe para o acaso a elaboração e a revisão de um documento tão importante para seu negócio, pois poderá descobrir, no pior momento, o quanto faz falta um contrato bem redigido.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!