Matérias e Colunas

Uma luta e tanto

Foto: Leonardo Paixão
Na foto: Leonardo Paixão

Ajudando a lidar com os medos, dando confiança e autocontrole, as artes marciais trazem muitos benefícios ao corpo e à mente. Entre eles, está a melhora da coordenação motora, flexibilidade, autoestima e estresse. O kickboxing nasceu da mistura do boxe com as artes marciais, e é uma luta que visa aumentar as condições físicas e mentais do praticante.

Aprimorando as técnicas de defesa pessoal, o kickboxing pode ser praticado em qualquer idade, seja homem ou mulher. Existem muitas razões para se praticar esse exercício – entre elas, está a melhora na confiança. Uma situação cotidiana que acomete a maioria dos brasileiros é o medo ao sair às ruas devido à violência crescente. Segundo o professor de Kickboxing, Leonardo Paixão, praticante de artes marciais desde os oito anos, faixa preta filiado a FKBERJ (Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro), CBKB (Confederação Brasileira de Kickboxing) e WAKO (World Association of Kickboxing Organizations) e ainda diretor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da FKBERJ, o esporte pode te ajudar a se proteger em caso de perigo e ficar mais alerta.

“Diante de tudo que vivemos no nosso dia a dia, a prática de artes marciais ajudam, e muito, a evitar situações que possam acontecer, deixando o praticante mais alerta ao ambiente que ele frequenta ou até em uma situação de risco iminente, pois quem pratica consegue ter a condição de tomada de decisão rápida e eficiente”, explica. Mas o professor ressalta que, em caso de assalto, não se deve reagir: “É claro que se você está sendo assaltado, a opção mais correta é não reagir. Mas existem casos extremos onde sua vida corre risco, e saber se defender nessas horas pode te salvar”, completa.

Além do benefício físico de autocontrole e força, o kickboxing traz para o praticante a redução de estresse, melhora na autoestima e percepção mais aguçada. Segundo pesquisas da Confederação Nacional de Kickboxing e Full Contact do Brasil, o esporte ajuda a aliviar tensões cotidianas e o prazo médio para que isso aconteça, independente do sexo, é de três meses, se for praticado e orientado por um professor de confiança. “A prática do kickboxing pode ajudar na concentração para o estudo ou trabalho, na paciência com situações do dia a dia, como trânsito, por exemplo, também ajuda na relação interpessoal e no convívio familiar com o reforço da cultura do respeito entre todos”, diz Leonardo.

O kickboxing engloba muitos dos benefícios gerais alcançados pelas artes marciais. De acordo com Leonardo Paixão, por ser um esporte que oferece uma variada gama de possibilidades em suas modalidades, os alunos têm a chance de acharem, em uma arte marcial só, vários tipos de estilo de luta. “Além de ter uma relação direta com a formação dos pilares da personalidade do indivíduo, ajudando na formação do caráter, a disciplina, o controle, equilíbrio emocional, tomada de decisões e respeito”, completa Leonardo.

Uma de suas alunas também conta os benefícios da prática do kickboxing: “Quando comecei a treinar, foi mais uma atividade para a perda de peso. Mas, com o passar do tempo, descobri que era muito mais que isso. Me apaixonei pelo esporte, pela filosofia, disciplina. Me tornei uma pessoa mais confiante, jamais imaginei que chegaria tão longe, hoje estou me tornando uma atleta, competindo”, conta Renata Souza, 43 anos, praticante do esporte há três anos. Assim como Renata recomenda a prática, Luiz Freitas, de 31 anos, também aluno de Leonardo e professor de educação física, conta que o esporte o ajudou com o dia a dia: “Faço kickboxing há, mais ou menos, um ano e ele me ajudou a diminuir o estresse, aumentar meu condicionamento físico e até a me sentir mais calmo com as situações que acontecem normalmente”, diz Luiz.

Atualmente, Leonardo dá aula particular pela região da Barra e Recreio e treina na academia The Place (Unidade Recreio), que fica dentro do Clube Novo Rio, toda segunda, quarta e sexta, no horário das 10:30h e às 19h. Caso tenha interesse em participar, ele está disposto a receber alunos nas aulas experimentais em ambos os horários.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!