Matérias e Colunas

Posso empreender na terceira idade?

Foto: visualhunt
Foto: visualhunt

 

Uma coisa que ouço com frequência e que me deixa muito contrariado é a afirmação: ¨Estou muito velho para começar um negócio¨. Gente! Para empreender, não há limite de idade. O limite quem estabelece é a sua vontade e sua atitude.

Empreender na terceira idade pouco difere de empreender na juventude ou na meia idade. Dados do SEBRAE apontam que, aos 60 anos, o indivíduo está na plenitude de sua capacidade de empreender, pois lhe sobram alguns fatores importantes, tais como: disponibilidade, experiência e maturidade.

Existem algumas vantagens de ser empreendedor na terceira idade. Uma delas é que você já aprendeu com a vida aquilo que funciona e que não funciona. Esse filme você já viu várias vezes. Outra vantagem sobre os mais jovens é sua maior capacidade de resiliência para correr riscos. Outro dia, conversando animadamente com um amigo setentão, ouvi essa pérola: ¨No meu estágio de vida atual, duas palavras resumem tudo: beleza e paciência. Se tudo der certo, beleza. Se alguma coisa der errado, paciência”.

Claro que não é tão simples e divertido assim. Empreender exige disposição para agir e predisposição para correr risco. Mas existem muitas outras vantagens no empreendimento sênior, como sua sólida e vasta rede de contatos, que irá ajudar na promoção de seu negócio, além do fato de você contar com os recursos da aposentadoria e, em muitos casos, de sua complementação, que servirão de base para a decisão de empreender, pois sua subsistência material não irá depender unicamente do sucesso do empreendimento.

Mas, para mim, a grande vantagem de empreender na terceira idade é a possibilidade de escolher o que você deseja fazer e, obviamente, escolher fazer o que gosta. Isso não tem preço. Aí você pode me questionar: e o capital para investimento?

Acontece que nem todo empreendimento demanda grande quantidade de capital e alguns até podem ser realizados sem nenhum capital. Na área de serviço, isso é muito factível. Por exemplo, se você empreende criando uma empresa de consultoria, o capital (financeiro) é irrelevante. O capital intelectual e a experiência é que serão determinantes.

Existe um termo em inglês que se originou na década de 1880 como um acessório (alça) para ajudar a calçar as botas – bootstrap – e adquiriu vários significados metafóricos. Em empreendedorismo, bootstraping significa iniciar o negócio sem recursos de terceiros. A entrada de capital virá dos primeiros clientes.

Se você pretende empreender sem necessidades de recursos de capital, inicie seu negócio trabalhando com aquilo que você conhece e tem habilidade para fazer e utilize o marketing digital para promover seu trabalho, calcado principalmente em sua rede de contatos.

Para iniciar o seu negócio, siga esta sequência que começa pala atitude de empreender, passa pela fase de avaliação de suas competências e fragilidades (uma matriz SWOT ajuda muito), e, em seguida, elabore o planejamento do negócio (plano de ação e modelagem do negócio, com o auxílio de um Canvas) até que você atinja a fase da realização. Ah! Não se esqueça de medir e analisar os resultados e corrigir o rumo, quando necessário.

Resumindo:
•   Acredite no seu sonho
•   Tome a atitude de levá-lo adiante
•   Avalie suas potencialidades
•   Supra suas deficiências (com capacitação ou buscando parceria)
•   Planeje suas ações e simule cenários
•   Ajuste os detalhes e realize seu negócio.
Se você está disposto a empreender, vá atrás de seu sonho. Esqueça sua idade e encare o desafio com o vigor de um jovem.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!