Catarata: saiba como é feita a cirurgia

0
Foto: Visualhunt

Foto: Visualhunt

A catarata é a opacificação do cristalino, a lente natural do olho, normalmente clara e transparente, que tem como objetivo focalizar os objetos que vemos. Por diversos motivos, o cristalino pode se tornar opacificado, causando a alteração denominada catarata, que acomete milhões de pessoas e é a maior causa de cegueira tratável no mundo.
Outras origens para o aparecimento da catarata podem ser: traumáticas, por defeitos metabólicos como a diabetes, medicamentos como os corticoides, por processos inflamatórios intraoculares e congênitas.
A única forma de se tratar a catarata é através da cirurgia. Atualmente é utilizada a técnica denominada de facoemulsificação, alguns chamam erradamente de cirurgia a “laser”. Essa técnica se baseia no princípio do ultrassom. É feita uma incisão de cerca de 1.8mm na córnea por onde se introduz uma sonda, e a catarata é “quebrada” e “aspirada” ao mesmo tempo.
Após a retirada do cristalino opacificado, é colocada uma lente intraocular dobrável, para compensar o grau do cristalino normal. A cirurgia é realizada com anestesia local com acompanhamento do anestesista, que controla os sinais vitais do paciente.
Com as novas técnicas cirúrgicas, a recuperação do paciente para retornar as suas atividades diárias normais se tornou mais rápida, não podendo, de forma alguma, a cirurgia ser “banalizada”, pois mais do que nunca envolve habilidade cirúrgica, instrumentais e materiais de boa qualidade.
A catarata não é, como alguns pensam, uma membrana que cresce sobre a córnea e que é retirada cirurgicamente através de uma raspagem, a isso dá-se o nome de “pterígio”.
Segundo Dr. Marcelo Martins Ferreira Junior, da Clínica de Olhos Oftalmorecreio, a decisão de quando operar deve ser tomada em conjunto com o seu médico. No passado, havia a necessidade de esperar “amadurecer” a catarata em função da técnica que era utilizada. Hoje, com as novas técnicas cirúrgicas, quando a pessoa começa a não fazer aquilo que gosta, e muda a maneira de viver em função das limitações impostas pela diminuição da visão provocada pela catarata, está na hora de operar.

 781 total views,  1 views today

(Visitado67 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Utilità Online
Nossa empresa é resultado do sonho de uma moradora que ama o Recreio e está no coração de todo o bairro. Estamos sempre acompanhando a tendência mundial e reafirmamos nosso compromisso com a renovação constante, trazendo novas soluções para impulsionar o seu negócio, não só através de divulgação, mas também de capacitação e muito networking. Contato: faleconosco@utilitaonline.com.br
07-06-2017 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas