Micropigmentação Capilar

0
Photo credit: torbakhopper via Visual hunt /  CC BY

Photo credit: torbakhopper via Visual hunt / CC BY

A calvície se caracteriza pela perda dos cabelos, principalmente na parte superior da cabeça, e, apesar de se manifestar preferencialmente em homens, ela também pode ocorrer em mulheres. Em homens, geralmente ela se desenvolve na parte superior, a chamada calvície hereditária, afastando a linha da frente ou no vértex, conhecido popularmente como cocuruto ou coroa, podendo chegar a uma perda total na parte superior. A calvície genética geralmente se manifesta na fase adulta do homem. Em mulheres, essa perda de cabelos poderá ser por vários motivos, mas o mais recorrente é por motivos hereditários e por desequilíbrio hormonal.

 

Nas mulheres, a calvície dificilmente terá uma perda em toda a parte superior da cabeça, e nas originadas por desequilíbrio hormonal ela poderá desenvolver em mulheres que estão na menopausa, quando há uma queda significativa do estrogênio (ou estrógeno) no organismo feminino. A região do couro cabeludo e a estrutura que origina o cabelo, o folículo pilossebáceo, deverão estar muito bem equilibrados e livres de ações externas que os agridam para que não aumente a queda de cabelos. Todo tipo de agressão física, química ou por irradiação poderá ser um agravante para o quadro. A agressão química mais comum nesses casos é devido ao uso indiscriminado de loções, principalmente as indicadas para combater a calvície, já que o uso excessivo a longo prazo poderá causar um efeito contrário, piorando a calvície. Os restos de shampoos, cremes hidratantes, quando não são bem removidos durante o banho, também poderão agir de forma negativa, sendo capazes de levar ao surgimento de dermatites que agravariam a queda de cabelos.

 

A agressão pelo sol também poderá causar um processo inflamatório que servirá de agravante para o quadro de calvície e dar origem a uma dermatite. Em nossa clínica, pudemos concluir que muitos dos que procuram o tratamento da Micropigmentação Capilar tiveram a calvície acentuada pela exposição excessiva ao sol, principalmente porque a perda dos cabelos significa também a perda da proteção natural que temos contra a ação do sol. Durante e após o verão, a queda de cabelo aumenta. Em um país de clima tropical e em uma cidade como o Rio de Janeiro, temos mais um agravante para os adeptos do banho de mar e de piscina, que é o sal e o cloro presentes nessas águas que, somados ao sol, podem ser uma receita “venenosa”, servindo para agravar mais ainda o quadro de calvície. Atendemos um número grande de pessoas que percebem esse agravamento no quadro da calvície após o verão e nos procuram para realizar a Micropigmentação Capilar para se verem livres dos vestígios da calvície. A Micropigmentação Capilar é um procedimento onde se usa a dermopigmentação – implante de pigmentos na derme com o auxílio de agulhas – para simular artisticamente a presença de cabelos na cabeça em uma calvície mais acentuada ou para escurecer o couro cabeludo.

 

Quando há uma rarefação em cabelos com fios maiores, poderá ser uma indicação para complementar um transplante capilar que não atinge uma cobertura satisfatória, para camuflar as cicatrizes herdadas na cirurgia capilar ou qualquer tipo de falha na região do couro cabeludo. Os cuidados após realizar consistem em lavar durante os três primeiros dias e mais alguns cuidados simples que não impedirão que a pessoa execute suas tarefas diárias. O melhor a fazer para evitar o efeito negativo do sol na calvície seria o uso de boné ou chapéu para proteger contra a exposição excessiva ao sol.

 

Quanto ao sal e cloro, o conselho é, sempre que sair do mar ou piscina, enxaguar a região do couro cabeludo no intuito de tirar qualquer excesso deles. Um dos inconvenientes das mulheres que sofrem com a falta de cabelos é uma maior transparência que se dá na hora que os cabelos ficam molhados em um banho de piscina ou de mar. Conforme o relato de muitas, essa hora de lazer é um momento que não desfrutam depois da perda dos cabelos, e, após realizarem o procedimento de Micropigmentação Capilar, revelam emocionadas não verem novamente a hora de poder entrar na agua sem se destacarem com o fundo claro do couro cabeludo, agora escurecido com os resultados do procedimento.

1,564 total views, 1 views today

(Visitado159 vezes, 3 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Elan Mello

Elan Mello

Elan Mello é um dos pioneiros da técnica de dermopigmentação no Brasil. Formado em Webdesigner, especialista em dermopigmentação artística, estética e paramédica é o criador da Micropigmentação Capilar. É também Artista Plástico, onde mostrou seu talento em vernissages com quadros em obras de óleo sobre tela e também tem formação em desenho artístico, desenho publicitário, com curso no INAP (Instituto Nacional de Artes e Projetos), desenho arquitetônico, designer de joias, ourives, criação de logomarcas. Elan Mello também realiza escultura em madeira e pedra sabão.
Elan Mello

Latest posts by Elan Mello (see all)

02-06-2017 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas