Matérias e Colunas

Os desafios da vida profissional

Photo via VisualHunt.com
Photo via VisualHunt.com

Quem nunca passou em um determinado momento da vida por uma provação? Quem nunca teve um desafio pela frente, seja ele profissional ou pessoal?

 

No âmbito profissional, inúmeros são os relatos que ouvi – e ouço ainda nos dias de hoje – de diversos profissionais e companheiros de profissão, bem como de amigos de outras profissões. Essa troca de informações é de extrema valia para o crescimento pessoal dentro e fora da empresa ou dentro do mercado de trabalho, em caso de um trabalhador autônomo.

 

Entre os desafios que hoje são enfrentados por grande parte dos trabalhadores, podemos citar: chefe que não sabe ser líder, funções duplas, jornada excessiva de trabalho, remuneração baixa, competitividade interna e, algumas vezes, desleal e preocupações em manutenção do cargo na empresa do trabalhador em questão. Mas como lidar com isso?

 

No momento atual, a crise gerou 14 milhões de desempregados, que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Então o empreendedorismo foi ganhando espaço e mais pessoas estão na busca do seu próprio negócio. Mas empreender no Brasil também não é uma tarefa fácil. É preciso um estudo do campo no qual se pretende atuar, seus reais competidores no mercado e um capital de giro para se manter no negócio por um determinado tempo. Mas só isso basta? Claro que não! Precisa de um elemento crucial e muito importante: a coragem de dar o pontapé inicial. Tal atitude se torna o principal ingrediente para o sucesso do conjunto dessa obra.

 

Por sinal, a atitude é um fator decisivo também para que as adversidades e percalços diários da vida profissional possam ser superados com naturalidade. É preciso ter equilíbrio entre a atitude e o foco.

 

Costumo dizer que existem 3 “Fs” que todo empreendedor ou profissional de sucesso necessita ter e desenvolver para si, que são: Fé, Foco e Força. Como já diria o ditado popular: “a fé move montanhas”. E, quando cito aqui a palavra fé, falo no seu amplo sentido e não em uma determinada religião. No caso do foco, é criar um determinado alvo, uma meta e ir em busca do mesmo, sem perder o fôlego. Já no caso da força, perceba que a mesma completa as duas primeiras, pois, quanto mais força esse profissional tiver, mas tempo irá manter sua fé e seu foco.

 

Para finalizar, gostaria de deixar algumas dicas para quem busca superar os desafios da vida profissional: invista em si próprio, tenha sempre uma apresentação profissional, mantenha sempre em mãos seu cartão de visitas, atualize suas mídias sociais e gere conteúdo para o seu negócio, mantenha uma atualização constante, busque interagir com demais profissionais do seu meio, leia bastante e, acima de tudo, jamais desista.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!