Matérias e Colunas

Educação: fator para o desenvolvimento de um país

foto: divulgação
foto: divulgação

Investir em educação é investir no futuro! Essa frase, embora muito utilizada nas entrevistas, nos debates e sobretudo nas campanhas políticas, por parte dessas pessoas, acaba sendo, infelizmente, um simples “bordão” para chamar a atenção. A parte triste é que essas pessoas são exatamente aquelas que poderiam fazer algo para mudar a educação do Brasil.

Educação é definida nos dicionários como ação ou efeito de educar, de aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de alguém. A Constituição da República Federativa do Brasil em seu artigo 205 estabelece que “a Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Portanto, é possível perceber que a ação de educar é dever da família e do Estado, e deve ser fomentada por toda a sociedade.

Em diversos países com culturas diferentes, encontramos mecanismos para regular as relações entre professores e alunos, pais e filhos, jovens e idosos, Estado e sociedade e, com o Brasil, não poderia ser diferente.

Educar é socializar e preparar a criança para ser jovem e este para ser adulto, de modo que, em todas as etapas do ensino (do infantil ao superior), este adulto possa estar apto para conviver em sociedade da forma mais justa e solidária possível. Dito de outra forma, é preparar o jovem para exercer o seu papel na família, na sociedade e no mercado de trabalho e – por que não dizer –  também seu papel cívico dentro do Estado brasileiro. Afinal, a ação de promover a educação compreende o desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais.

Não podemos esquecer, em hipótese alguma, daqueles alunos que precisam de necessidades especiais, bem como os idosos. Trata-se de um programa efetivo de inclusão!

A escola (pública ou privada) tem seu papel preponderante, mas não devemos atribuir somente a esta a responsabilidade de desenvolver a educação. Da mesma forma, o Estado deve assumir o seu papel de protagonista nessa história, mas também não é o único ator desse episódio.

Assim, o avanço de um país está umbilicalmente ligado à formação do seu povo, da sua sociedade. É importante formar o cidadão de forma que ele tenha senso de cidadania, de solidariedade, de respeito aos seus direitos e deveres. Enfim, que não se torne uma massa de manobra de autoridades públicas mal intencionadas e tampouco de grupos sociais com visões deturpadas que tentam aliciar jovens para caminhos tortuosos, como drogas, crimes, etc.

Enfim, educar é preparar o cidadão para a vida e esta se tornará tão melhor quanto melhor for o seu povo e a sua sociedade! Por isso, a educação é um dos fatores preponderantes para o desenvolvimento do Brasil.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!