Matérias e Colunas

Como a micropigmentação capilar ajuda na autoestima

Photo credit: danbri via Visualhunt /  CC BY
Photo credit: danbri via Visualhunt / CC BY

 

A alopecia androgênica, popularmente conhecida por calvície genética, se caracteriza pela perda de cabelos no couro cabeludo devido a uma causa hereditária. Homens e mulheres poderão ser acometidos pela calvície genética, embora a maioria dos casos se dê em homens, ela também se manifesta em mulheres em menor número. Estima-se que 80% dos homens serão afetados pela calvície até os 70 anos, enquanto que, nas mulheres, essa porcentagem cai para 20%. A perda de cabelos, devido a favores genéticos, costuma se manifestar em torno dos 30 anos, mas podemos observar homens cada vez apresentarem os vestígios do quadro, vendo sinais de calvície em torno dos 20 anos.

 
Embora, por se tratar de um fator genético, esses jovens já convivam com essa realidade dentro de casa, tendo um parente que já seja calvo, eles sempre são pegos de maneira inesperada quando começam a perceber a queda e diminuição dos cabelos. Essa perda, vinda em uma idade em que o jovem está muito ligado à questão estética e acredita que seus cabelos têm uma grande influência sobre sua personalidade, costuma chegar arrasando com a autoestima, levando-o à exclusão e desencadeando problemas graves de depressão.

 
Os cabelos são a moldura do rosto, e costumam estar relacionados à juventude, virilidade e são fundamentais na estética dos jovens. Estamos falando em uma fase da vida que esse jovem está no auge de sua socialização, convivendo com suas “turmas”, baladas, escola e as mais diversas ocasiões onde existe uma disputa pelo melhor visual ligado à estética do corpo, das roupas e dos cabelos com o penteado mais “maneiro”. Nessa hora, sem os cabelos, eles se sentem excluídos, desamparados, diferentes e com um aspecto mais velho. Muitas vezes, costumam ser atacados por apelidos, bullying, às vezes brincadeiras inocentes de seus amigos, mas que para quem está sofrendo com a calvície são de grande peso para agravar mais ainda a questão psicológica desse jovem. Na ânsia de solucionar esse quadro, estão sempre à procura de uma fórmula ou tratamento que possa reverter a calvície, e geralmente, não obtendo o resultado, se perdem ao uso de bonés, sendo um acessório comum entre os jovens acometidos pela calvície. Nessa idade, esses jovens que estão sempre presentes e acompanhando as novidades na internet puderam conhecer a Micropigmentação Capilar como um tratamento inovador para a calvície.

 
A Micropigmentação Capilar é um tipo de dermopigmentação, ou seja, implante de pigmentos na pele a nível subepidérmico com o auxílio de agulhas, onde se camufla a calvície de maneira artística, simulando o cabelo raspado ou preenchendo o fundo claro do couro cabeludo que aparece entre os cabelos em caso de rarefaçamos e afinamento. Entre os interessados em realizar o procedimento, temos uma média de 15% de jovens entre 18 e 25 anos, comumente o primeiro contato, e durante todo o processo contam com a ajuda e amparo de um familiar que na maioria dos casos é a mãe, por ser a pessoa que acompanha de perto o quanto essa calvície está afetando a vida desse filho.

 
O procedimento geralmente é executado em uma etapa, de aproximadamente 5 horas, embora em alguns poucos casos exista a necessidade de uma segunda etapa/sessão, com resultados muito naturais que duram aproximadamente 4 anos, sendo imperceptível no dia a dia a existência de um procedimento, dando a ilusão de cabelos naturais. A técnica normalmente usada em jovens (de 18 até 40 anos que não tenham transplante capilar) é a técnica simulando cabelo raspado na máquina zero até a nº1. Para realizar o procedimento, não é necessária internação, não existem cortes (incisão) e nem pontos (sutura). Os preços são a partir de R$3.500,00 e poderão chegar a R$5.500,00 dependendo do caso. Ao terminarem o procedimento, os jovens se olham no espelho e demonstram agradecimento, relatam o quanto aquela calvície estava lhes afetando socialmente, em suas conquistas amorosas, na escola, em suas turmas, e ficam muito felizes e emocionados em se verem livres dos sinais da calvície. Voltam a viver sem preconceito e depressão, e com total suporte para as suas vidas. É a nobreza de um procedimento ajudando a devolver a autoestima dos jovens e a reintegrá-los ao convívio social.

 
Para saber mais sobre o assunto e ver fotos de casos resolvidos, acesse o site micropigmentacaocapilar.com.br.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!