Como utilizar as mídias sociais para um bom marketing?

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Photo via Visualhunt

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Foi-se o tempo em que era possível abrir um negócio e fazer apenas um catálogo e cartões para distribuir aos amigos e clientes. Hoje, independentemente do tamanho do seu negócio, é preciso investir no mundo digital. Ter um endereço na internet, porém, não é apenas ter um site, mas estar nas mídias sociais que seus potenciais clientes frequentam.

Sabendo quem é o seu cliente, você pode investir nas redes sociais adequadas para atrair novas oportunidades de negócios. Mas não espere resultados milagrosos de um dia para outro, é preciso investir seriamente e acompanhar de perto cada publicação.

Para não desperdiçar tempo e dinheiro, planeje sua estratégia de comunicação digital a partir da definição do seu cliente ideal. E então transforme a internet em seu aliado nesse processo. O consumidor, hoje, antes de adquirir produtos e serviços, quer conhecer mais do que nunca as experiências de outros consumidores.

Por isso, as redes sociais são grandes aliadas para que as informações dos produtos e serviços da sua empresa cheguem a elas. De reclamações a elogios, as redes sociais ajudam a propagar as mais diversas informações para os usuários que se relacionam virtualmente.

Os amigos e os amigos dos seus amigos, quando alcançados por algum conteúdo relevante, tendem a amplificar essa mensagem através das curtidas e comentários que fazem. Afinal, as redes sociais foram desenvolvidas para que relacionamentos fossem estabelecidos. Então, relacione-se com o seu cliente.

Tendo claramente a definição do seu cliente, é possível ir atrás dele nas redes sociais. Crie contas nas mais conhecidas e comece a publicação. Peça ajuda da família e amigos para divulgar. Os consumidores querem ser atendidos pelas empresas nos canais que elas interagem. Por isso, a importância de acompanhar as redes sociais.

Não existe uma fórmula de sucesso ou um passo a passo geral, cada rede social tem sua particularidade. Mas uma regra de ouro é ouvir o seu cliente, interagir quando necessário e responder a todas as perguntas. Se o consumidor reclamar, busque resolver a situação e responda na internet.

Um bom atendimento através das mídias sociais repercute bem e gera novas interações nos demais conteúdos publicados. É um efeito espontâneo e bem-vindo. As empresas que se importam com seus clientes e consumidores são bem vistas.

Outra dica é manter uma regularidade de postagens de forma que seu público cativo comece a esperar pelo seu conteúdo. Sabendo como cada postagem foi recebida, você identifica o que dá certo para o seu cliente e negócio. E dê uma olhadinha na concorrência, você pode aprender com eles também.

A velocidade com que as coisas acontecem pode te impedir de saber tudo o que vai acontecer, mas, ao vislumbrar o que outros estão fazendo, faça também. Mantenha-se informado, leia e pesquise sobre Marketing Digital e Mídias Sociais. Entenda que seu cliente evolui e, a cada dia, está mais conectado.

Você começa a criar seus perfis e vai testando, quando se sentir mais seguro com os conceitos, busque ajuda profissional. Com o apoio adequado e boas ideias implementadas, seu negócio tende a ficar mais conhecido e, por conseguinte, seus resultados aumentarão.

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Renata Lopes

Renata Lopes

Master Coach certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC e por renomadas instituições internacionais: European Coaching Association – ECA (Alemanha/Suiça); Behavioral Coaching Institute – BCI (EUA); International Association of Coaching – IAC; Global Coaching Community – GCC (Alemanha) e Metaforum Internacional. Membro da International Coach Federation, Analista Comportamental pelo IBC e GCC, Graduada em Processamento de Dados e Pós-Graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade Simonsen, Formada em Teologia pelo IBQ, Rio de Janeiro, Pós-graduada em Gestão de Pessoas com Coaching pelo IBC/FADEC. - SERVIÇO: Saibam mais sobre o trabalho da coach Renata Lopes pelo site: http://tecnologiahumana.com ou pelo e-mail: renata.lopes@tecnologiahumana.com.
26-04-2017 |

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