Turismo cervejeiro no México

“Onde não puderes amar, não te demores”. Frida Kahlo

0
Photo via VisualHunt.com

Photo via VisualHunt.com

Oba, estamos de volta! Para darmos boas vindas à nossa primeira coluna de 2017, iremos ao México. Porque acreditamos que pontes são mais importantes e úteis que muros. Então, arriba, muchacho!

A riqueza natural do México, sua diversidade e seus valores estão refletidos em seu povo. Sua gastronomia foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A cozinha mexicana mistura milho, chili, cacau e abacate com outros ingredientes como carne, arroz e trigo. A religião tem papel importante na vida dos mexicanos. Os festejos do Dia dos Mortos são conhecidos por todos e a celebração à Nossa Senhora de Guadalupe, na cidade do México, é muito parecida com a nossa à Nossa Senhora Aparecida. A bebida símbolo do México, a tequila elaborada pela planta agave azul, tem, assim como alguns vinhos, denominação de origem.

Porém, a bebida alcoólica mais consumida no país é a cerveja, principalmente as pilsens. Lá o calor também é forte e a cerveja servida gelada ajuda a refrescar. Alguns mexicanos preferem sua cerveja com limão. Esse costume pode ser explicado: porque a garrafa era transparente, ao ficar exposta ao sol, a cerveja ficava com um gosto meio estranho, e o limão escondia esse gostinho desagradável. O fato é que colocar limão na cerveja pegou!

A “Michelada”, também conhecida como “cerveza preparada”, é muito famosa por lá, feita com cerveja, limão, gelo, sal e molhos apimentadas. É bem simples de fazer e uma forma de surpreender seus convidados com essa receita tipicamente mexicana. Basta 1 lata de cerveja (de preferência mexicana, né) para 2 copos; 2 limões; 6 gotas de molho de pimenta e 8 gotas de molho inglês (por copo). Em um pires, misture sal e pimenta do reino a gosto. Corte os limões ao meio, passe metade de um limão na borda do copo e passe os copos na mistura de sal e pimenta para fazer a bordinha. Esprema os limões, divida nos 2 copos. Coloque em cada copo os molhos de pimenta e o inglês, complete com gelo, e divida a lata de cerveja nos 2 copos. Misture e pode degustar!

Uma das cervejas mais gostosas e também mais consumidas no mundo é mexicana e atende pelo nome de Corona! Lançada em 1925 pela Cervejaria Modelo, localizada na Cidade do México. Em 1940, a marca foi relançada com o nome de Corona Extra, inovando com seu rótulo impresso diretamente no vidro da garrafa. Seu criador, Antonio Fernández, foi muito falado após seu falecimento. A notícia de que havia deixado sua fortuna para 80 moradores do vilarejo espanhol onde nasceu viralizou. Porém, dizem que não foi bem assim, e sua fortuna foi deixada para seus sobrinhos.

Nos últimos anos, microcervejarias se espalharam por várias regiões do país, como Cidade do México, Oaxaca, Guadalajara e Baja Califórnia. A produção de cervejas especiais começa a crescer, mas ainda é muito tímida se comparada à do seu vizinho Estados Unidos. O cenário cervejeiro no país é liderado pelos grupos: FEMSA, responsável pelas marcas Sol, Dos Equis, Bohemia (a deles), Indio, Tecate e Noche Buena; já o Grupo Modelo tem menos marcas, mas maior mercado de exportação: Corona, Corona Light, Negra Modelo, Modelo Especial, Modelo Light e Pacífico. As cervejas mexicanas são um dos principais produtos de exportação do país, hoje o México só perde para a Holanda.

Bom demais retornar. Não posso deixar de agradecer a inspiração para esse artigo. Obrigada, Edisio, pelas dicas, sugestões e por tanto amor. Voltei, gente!

13,432 total views, 1 views today

(Visitado105 vezes, 2 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Giane Farias

Giane Farias

Sommelière formada pela Associação Brasileira de Sommeliers, especialista em vinhos franceses com certificado do Conseil Interproffesionel du Vin de Bordeaux. Trabalha há mais de 10 anos na área. Ministra cursos há alguns anos e coloca todo seu conhecimento em prática no Recreio. Recentemente, fez curso de cozinheira para poder unir as duas paixões.
31-03-2017 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas