Empreendedorismo: Importante fator para transformação de vida

0

 

foto: visual hunt

foto: visual hunt

Em tempos de mercados cada vez mais competitivos, quem tiver a intenção de se destacar como empreendedor precisa mostrar, como credencial, um perfil diferenciado, ou seja, mostrar que possui atributos que evidenciem a capacidade de promoção de mudanças e desenvolvimento de soluções que tenham valor reconhecido. Em suma, esse profissional deve ter a capacidade de inovar sistematicamente, propondo ideias que modifiquem a maneira de gerir a organização, contribuindo para sua competitividade e sustentabilidade.

O empreendedorismo é um processo dinâmico de criar mais riqueza. Existem dois tipos de empreendedorismo:

  • · O de OPORTUNIDADE, onde o empreendedor é um visionário que sabe onde quer chegar, cria uma empresa com planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer buscar para a empresa e visa a geração de lucros, empregos e riquezas.
  • · O de NECESSIDADE, em que o candidato a empreendedor se aventura na jornada mais por falta de opção, por estar desempregado e não ter alternativas de trabalho. (DORNELAS: 2005, p.28).

Independentemente do tipo, o empreendedorismo é um fator de suma importância tanto para a transformação da economia como um todo quanto para a transformação da vida do indivíduo que busca empreender.

O empreendedor é aquela pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois, como é geralmente dotado de sensibilidade para os negócios e também possui certo tino financeiro, tem a capacidade de identificar oportunidades e se apropriar delas.

Empreender está ligado intimamente a inovar, pois ela é condição fundamental para o nascimento e manutenção de um empreendimento. Segundo Peter Drucker: “os empreendedores inovam. A inovação é o instrumento específico do empreendedor”.

Empreender e inovar envolve lidar com todos os riscos para realizar a ideia inovadora, que um dia irá se tornar produto ou serviço e gerar uma nova receita para o empreendimento. Portanto, a nobre missão do empreendedor–inovador é a de transformar ideias em resultados positivos para o negócio.

Transformar ideias em soluções para atender às necessidades do mercado, planejar a realização dessas ideias e gerir o processo de inovação são tarefas essenciais do empreendedor e a forma como ele irá transformar também a sua própria vida.

13,073 total views, 2 views today

(Visitado160 vezes, 1 visitas hoje)

The following two tabs change content below.
Sérgio Dias

Sérgio Dias

Sergio Dias é economista com pós-graduação em gerência de projetos e especialização em administração de empresas; consultor de empresas, roteirista, palestrante e instrutor; sócio da Sdias Consultoria Ltda (fundada em 1999); prestador de serviços de consultoria no SEBRAE/RJ, nas áreas de gestão da inovação e planejamento estratégico. Sérgio Dias também é consultor e facilitador de cursos de inovação na FIRJAN e na ANPEI, além de ser vice-presidente da ASSESPRO-RJ.
31-03-2017 |

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados Utilità, Mantido por RT Soluções.
Pular para a barra de ferramentas