Matérias e Colunas

A quiropraxia como terapia alternativa

foto: freekip.com
foto: freekip.com

Diariamente, inúmeras pessoas procuram o tratamento de quiropraxia para alívio e melhora dos sintomas relacionados à coluna vertebral e articulações. Os hábitos adquiridos durante a vida, como a forma de sentar, dormir, fazer exercícios de maneira errada, dirigir e, principalmente, trabalhar, necessitam de uma boa postura, caso contrário, estruturas do nosso corpo como a coluna vertebral, articulações e músculos, ficam comprimidos, tencionando as estruturas e fazendo com que o corpo se adapte a essa “nova” postura.

A quiropraxia é uma profissão nova no Brasil, com apenas duas faculdades em todo o país, Anhembi Morumbi em São Paulo e Feevale em Novo Hamburgo – RS. A graduação de ensino superior é reconhecida pelo MEC e tem duração de cinco anos. A quiropraxia está entre as quatro profissões mais procuradas pelos americanos, já no Brasil é menos conhecida por ter poucos profissionais graduados, o que torna o desafio ainda maior para a busca de reconhecimento através desta especialização.

 

DE ONDE SURGIU A QUIROPRAXIA E NO QUE ELA SE ESPECIALIZA?

A quiropraxia foi fundada por D.D. Palmer (Daniel Davi Palmer) em 1895 no estado de Iowa nos EUA. A técnica é conhecida pelos famosos “ajustes”, que são manipulações articulares que se baseiam na correção de subluxações, ou seja, desalinhamentos dos segmentos da coluna vertebral que causam interferência nas informações do sistema neuro músculo esquelético. A quiropraxia trata e diagnostica patologias e lesões das articulações e coluna vertebral, melhorando sua funcionalidade, mobilidade, inflamação e pinçamentos. Os principais sinais e sintomas relacionados ao tratamento são: lombalgia, hérnia de disco, escoliose, cifose, artrose no quadril e joelhos, dor nos ombros, dor ciática, insônia, enxaqueca, torcicolo, bursite, tendinite, dormência, formigamento e câimbras nos braços, mãos, pernas e pés.

 

COMO A QUIROPRAXIA PODE AUXILIAR NO TRATAMENTO DE DORES DE CABEÇA E ALIVIAR PONTOS DE ESTRESSE NO CORPO?

A manipulação da região cervical e da coluna como um todo faz com que os órgãos, as musculaturas e os tendões sejam mais inervados, recuperando sua funcionalidade plena, amplitude de movimentos perdidos, força e resistência. O corpo consegue eliminar a inflamação sem a necessidade de procedimentos invasivos e uso de medicamentos, esse é o diferencial. Tratar a origem da dor e não apenas o reflexo do mesmo. O impacto em cima dos discos vertebrais causa inflamação dos músculos que estabilizam nossa coluna, nos deixando mais fracos e mais suscetíveis a lesões. Dores de cabeça, rigidez do pescoço, tensão muscular, mau humor, falta de concentração, irritabilidade, corpo prostrado, cansaço e sono alterado são sinais de que seu corpo não está funcionando bem. Após o “ajuste”, a comunicação das inervações com o cérebro se intensifica, aumentando o estímulo neurológico no local, melhorando a função e aliviando os sintomas. O tratamento com a quiropraxia é comprovadamente seguro, com menos efeitos colaterais quando comparado com a aspirina e outros analgésicos comuns.

 

A QUIROPRAXIA PODE ATUAR NA EVOLUÇÃO DO TRATAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS?

A dor crônica é causada pelo mau funcionamento do organismo, de não conseguir a resposta imunológica para eliminar o processo inflamatório sozinho. Nosso corpo se adapta às condições do nosso dia a dia e com o passar do tempo essas lesões ficam mais aparentes. A dor crônica é bem localizada e tende a ser difusa, dolorida, contínua ou recorrente. A quiropraxia, então, atua na parte postural, na devolução das curvas fisiológicas através das manipulações, facilitando a mobilidade e desinflamação dos nervos. Não tem como prever a duração do tratamento, cada organismo responde de uma forma diferente, por isso é essencial uma boa anamnese, testes ortopédicos, leitura de exames de imagem e acompanhamento semanal para diagnosticar e tratar essas lesões mais antigas.

Compartilhe esse artigo!

Gostou desse artigo? Comente!

Quer divulgar o seu negócio aqui?
Chame no WhatsApp!