Uso de redes sociais pode aumentar vendas em cenário de crise

Facebook é indicado como melhor ferramenta

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foto: www.visualhunt.com

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A presença de empresas nas mídias sociais tornou-se fundamental nos últimos anos. Em 2012, o comércio eletrônico nas redes sociais gerou uma receita de R$ 24,1 bilhões, segundo dados do E-Commerce Brasil. Em 2016, a crise brasileira refletiu muito no setor de serviços, que teve queda de 5% no total anual e 5,7% no mês de dezembro quando comparados ao ano anterior, segundo dados do IBGE. Nesse cenário de crise, o uso das redes sociais é grande aliado para conversão de vendas através da aproximação com o público.

Segundo pesquisa da Universidade de Massachusetts Dartmouth, nos últimos dois anos, as mídias sociais são as ferramentas estratégicas preferidas dos empresários das TOP 500 empresas que mais crescem nos Estados Unidos (41%) para aumentar o número de vendas. Além disso, os executivos percebem o Facebook como a plataforma mais eficiente para seus negócios por quatro anos consecutivos de pesquisa.

 Dicas para gerenciar Facebook de empresa de forma eficiente

 O diretor executivo do grupo M2BR, Ricardo Marsili, dá dicas básicas de como gerenciar o Facebook de empresas:

– É importante separar o perfil pessoal do perfil profissional, que inclusive possui ferramentas especiais para monitorar o desempenho das postagens;

O primeiro passo é escolher o nome do perfil. Verifique se o nome já não está sendo utilizado ou se há algo muito parecido, para se ter uma identidade forte no nome;

– A página precisa conter os principais dados sobre os produtos e serviços: fotos bem produzidas, descrição detalhada, preço e demais informações importantes;

– O conteúdo e a linguagem usadas nos posts devem estar de acordo com o seu público-alvo, coloque-se no lugar do consumidor;

– É bom estar atento às novidades e uma dica interessante é: o público adora bebês e animais;

– A página deve ser atualizada com frequência em horários de alto consumo de informações sobre o seu negócio. Inicialmente é necessário fazer testes, mas depois é possível programar os posts com os melhores horários e dias;

– A pesar de não ser indicado fazer muitos posts por dia, a atenção à página deve ser constante para responder os clientes. Busque responder mensagens e comentários em até 10 minutos, sejam críticas, elogios ou dúvidas;

– Use as datas comemorativas a seu favor. O público sente-se próximo e identifica-se com sua empresa;

– Use hashtag. Elas ajudam a divulgar seu negócio e também a controlar minimamente o quanto estão falando da sua marca;

– Outro passo muito importante é investir em promover posts para aumentar o número de curtidas. O investimento pode ser entre R$ 5 a R$ 15.

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06-03-2017 |

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